X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A nova estabilidade – e por que você não precisa dela


Não faz muito tempo. Na verdade, foi uma geração anterior: para nossos pais, o caminho para o sucesso profissional era bastante simples e você provavelmente conhece a fórmula:

1. Estude bastante na escola e tire boas notas
2. Seja aprovado para a universidade
3. Com o diploma em mãos, escolha um dos empregos que lhe forem oferecidos
4. Seja pontual, seja honesto, trabalhe duro
5. Seja promovido internamente e se aposente

Tudo era mais simples. A diferença de qualidade entre o ensino público e o privado era mínima e haviam poucas opções de universidades, de modo que o diploma universitário sempre era garantia de um diferencial de mercado. A carreira era realizada dentro de uma empresa.

É fascinante como a nossa sociedade muda tão rápido. Mais rápido que nossa capacidade cognitiva em entender o que está acontecendo. Foi o escritor futurista William Gibson quem disse: “O futuro já chegou. Ele só não está distribuído uniformemente ainda”.

No Brasil, essa frase representa uma grande verdade: alguns jovens já seguem o estereótipo da Geração Y e se rebelam diante da autoridade hierárquica corporativa, buscando o empreendedorismo como forma de manifestação de sua arte. E ao mesmo tempo, existem também aqueles que ainda buscam algo completamente diferente: a estabilidade característica da geração passada.

Assim, apesar de muito bonito visualmente, o vídeo acima sobre as gerações X e Y comete dois terríveis e inevitáveis erros: a generalização e a rotulagem.

Ao invés de dizer que tal ou qual geração se comporta de diferentes formas, me parece mais adequado falarmos em diferentes ideais, independente de geração.

Pois não é um absurdo dizer que no mesmo lar podemos encontrar dois irmãos gêmeos com essa visão diametralmente oposta. Pedrinho buscando de forma inquieta o empreendedorismo muitas vezes controverso ao estilo Zuckerberg e Zézinho se esforçando para alcançar a estabilidade e segurança através de uma carreira baseada nos ideais da geração passada. Ambos vivendo debaixo do mesmo telhado, com mesma influência familiar, tendo estudado nas mesmas escolas.

E se por um lado a mera vontade de se manter distante de uma estrutura hierárquica e “não ter chefe” não será suficiente para o jovem aspirante a empreendedor, é igualmente válido dizer que somente a busca pelo ideal da estabilidade não traz qualquer garantia para o jovem que deseja desenvolver sua carreira.

Apenas estudar e tirar boas notas não é mais garantia de empregabilidade. Apenas ser pontual, honesto e vestir a camisa da empresa também não é fórmula contra a demissão. No momento em que a tecnologia permite automatizar sistemas ou contratar trabalhadores em outras cidades (ou outros países) a um preço menor, todos os que forem facilmente substituíveis estão vulneráveis.

Diante desse cenário, será que o conceito de “estabilidade” ainda faz sentido?

A estabilidade, hoje, é cada vez mais a capacidade de aprendizado por conta própria, de contínuo crescimento e de formação de relacionamentos valiosos. O profissional estável é aquele que tem a capacidade de rapidamente se recolocar, de antever crises dentro da empresa e negociar novas oportunidades em uma melhor empresa, que valorize sua capacidade criativa e única para solução de problemas que não podem ser resolvidos por máquinas ou por profissionais terceirizados a um baixo salário.

A nova estabilidade é o espírito empreendedor. O empreendedor é aquele que, mesmo sem o desejo de montar sua empresa própria, tem a vontade de sempre melhorar, questionar processos ineficientes, inovar. O funcionário de espírito empreendedor certamente colhe o efeito colateral da estabilidade ao longo de sua carreira.

A grande ironia é que o empreendedor pouco se importa com estabilidade, pois ele está ocupado criando e gerando valor. Criando instabilidades estáveis todos os dias.

eb CwiivBr

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot