X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A NSA negou o que você já sabia: é muito fácil identificar pessoas através de metadados


Quando foi revelado que a NSA rastreava telefones, a Agência Nacional de Inteligência foi rápida em afirmar que não estava escutando as ligações. Mas ela está espionando para quem você liga, quando você faz isso e por quanto tempo – em resumo, os seus metadados. As alegações de que os metadados são anônimos não deixaram ninguém mais tranquilo, especialmente agora: pesquisadores de Stanford afirmam que conectar os metadados aos usuários não é só fácil: é trivial.

Jonathan Mayer e Patrick Mutchler coletaram 5.000 números de telefone de voluntários usando um aplicativo para Android desenvolvido por eles especialmente para o projeto de pesquisa. Em uma varredura preliminar de informações no Yelp, Google Places e Facebook, os dois pesquisadores foram capazes de ligar 27% dos números ao nome de seus donos. Quando eles analisaram os dados com mais profundidade – googlando 100 números de telefone individualmente – eles conseguiram descobrir quem eram os donos de 60 números em apenas uma hora.

Depois, para simular a capacidade de análise de dados de uma organização enorme e poderosa como a NSA, Mayer e Mutchler colocaram todos os números no Intelius, um serviço que serve basicamente para descobrir quem são os donos de números de telefone e para stalkear pessoas. Isso, combinado aos outros métodos utilizados pelos pesquisadores, fez com que fosse possível ligar 91 de cada 100 números a um indivíduo ou empresa.

Lembre-se de que a NSA se defendeu dizendo que as empresas de telefonia só precisavam entregar os números de telefone e não os nomes de seus donos. Só que o FBI pode emitir uma Carta Nacional de Segurança, documento que não exige supervisão judicial, mas faz com que as empresas de telefonia sejam obrigadas a revelar nomes. Mesmo que este não fosse o caso, se os dois acadêmicos fizeram o experimento com um orçamento apertado e conseguiram uma precisão de 91%, não é difícil acreditar que uma organização como a NSA pode alcançar os outros 9% com uma mão nas costas.

[Blog Web Policy via The Atlantic / Imagem via]

edbbca DVbbAQkiA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot