X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A origem das barras coloridas da TV e outros testes de padronização


Ocasionalmente, temos uma breve visão dos testes escondidos que garantem qu o nosso mundo fundido à tecnologia funcione sem problemas: barras coloridas na tv ou blocos de texto em “lorem ipsum”. Existe uma história fascinante por trás de cada um destes testes.

Alguns arquivos de teste são bem conhecidos; alguns não mostraram tanto as caras, mas não tão cruciais quanto os outros e possuem papel importante nos bastidores. A Bule de Chá de Utah, por exemplo, um teste padrão para renderização 3D, cuja existência foi homenageada no Toy Story original. De onde foi que esse bule veio?

Abaixo seguem histórias desconhecidas de alguns testes padrões que fazem nosso mundo girar.

Lorem ipsum

Parte Latim, parte texto sem nexo, o Lorem ipsum é um texto modelo presente em quase todo exemplo de layout. O texto vem de De finibus bonorum et malorum”, de Cícero, mas palavras foram removidas e alteradas, o que fez que estudantes de latim percebessem que o texto acabou ficando sem sentido. O texto original começa assim: “Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit…”

O que aparece no final é o corpo de um texto no qual a frequência e o comprimento das letras e palavras é parecido com um texto em inglês. Não é claro o motivo pelo qual tipógrafos começaram a usar o Lorem ipsum, mas a versão atual foi popularizada pelo PageMaker no MacIntosh da Apple.

Barras coloridas SMPTE

Se você via muita televisão no passado — particularmente durante de noite — então você provavelmente deu de cara essa série de barras coloridas acompanhadas de um som monótono bem alto. As “barras e tom” são formalmente conhecidas como Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE)’s Engineering Guideline EG 1-1990, e são usadas para calibrar monitores.

O que, ao olho destreinado, se parece com blocos coloridos aleatórios, é na verdade um teste de padrões feito com muitos cuidado. Por exemplo, as cores amarelo, ciano, verde, magenta, vermelho e azul na verdade vão da mais luminosa para a menos, e isso é usado para encontrar o nível de branco ideal. O modo “apenas azul”, as listras em azul, preto, magenta e branco são usados para balanço de cor (abaixo). Tem muito mais nerdice dentro disso tudo, se você se interessar. Este teste de padrões, desenvolvido pelos laboratórios da CBS, foi premiado um Emmy técnico em 2001-2002.

cc tYjdgYsU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot