X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A rede mais rápida do mundo baixa um filme em apenas 0,2 milissegundos


Pesquisadores dinamarqueses criaram o Usain Bolt das redes. Uma equipe da Universidade Técnica da Dinamarca usou uma única fibra ótica multi-core para transferir 43 terabits por segundo, transformando esta na rede de fibra mais rápida do mundo. Eu diria que ela faz o Google Fiber parecer com uma conexão discada da AOL de 1996, feita usando uma linha telefônica ruim, num distrito rural, mas esta comparação ainda é muito boazinha com o fibra ótica do Google.

Mas então, qual a velocidade de 43 terabits por segundo? Como a Extreme Tech aponta, isto significa que você pode baixar um filme de 1 gigabyte em 0,2 milissegundos. O piscar de olhos dura, em média, entre 100 e 400 milissegundos. Isto significa que você pode baixar milhares de filmes a cada piscadela.

Ainda não está exatamente claro como os pesquisadores conseguiram isso em tão pouco tempo; talvez tenham usado um protocolo similar ao Flexigrid, uma maneira de acelerar conexões de rede por fibra desenvolvida no começo deste ano. O Flexigrid atinge 1,4 terabit por segundo, o que é extremamente rápido quando comparado ao que está disponível no mercado, mas parece uma tartaruga gorda e bêbada quando posto lado a lado aos milagrosos 43 terabits por segundo conseguidos pelos dinamarqueses. Pode ser, portanto, que eles tenham desenvolvido um protocolo completamente diferente e bem mais avançado.

O que se sabe é que o grupo da Universidade Técnica da Dinamarca não chegou nessa façanha usando algum sistema impossível de implementar. Eles usaram uma fibra da companhia de telecomunicações japonesa NTT, o que quer dizer que a coisa toda é comercialmente viável. Isto é o mais legal: esta pesquisa pode (e deve!) ser usada para acelerar conexões de rede. [Extreme Tech]

Imagem via PeterPhoto123/Shutterstock

O post A rede mais rápida do mundo baixa um filme em apenas 0,2 milissegundos apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

a zjDwBZUjxiU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot