X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A verdadeira identidade de Jack, o Estripador ainda é desconhecida


No mês passado, o empresário Russell Edwards disse ter descoberto provas genéticas para identificar quem foi Jack, o Estripador – um assassino em série que, em 1888, matou diversas mulheres com requintes de crueldade em Londres.

Mas Edwards preferiu publicar sua descoberta em um livro (escrito por ele próprio) e no Daily Mail (um jornal nem sempre confiável), não em um periódico científico respeitável. Agora, há evidências de que ele está errado.

Para relembrar: Edwards obteve um xale que supostamente pertencia a uma das vítimas de Jack, o Estripador. Ele também encontrou uma descendente de Aaron Kosminski, um dos suspeitos na época. O cientista forense Jari Louhelainen colheu o DNA dessa pessoa e comparou-o ao DNA do xale.

O resultado: Louhelainen alegou ter descoberto uma mutação extremamente rara no DNA da descendente de Kosminski, e encontrou uma correspondência no material genético do xale.

Só que essa mutação não é rara. O jornal The Independent conversou com vários especialistas de genética, incluindo Alec Jeffreys – que criou a impressão genética, técnica que encontra “impressões digitais” no DNA – e eles confirmaram um erro muito básico. (Membros do fórum casebook.org foram os primeiros a notá-lo.)

Louhelainen relatou que havia encontrado uma mutação chamada 314.1C. Mas a mutação na verdade deveria ser chamada de 315.1C, de acordo com as práticas forenses, e ela é extremamente comum em 99% das pessoas de ascendência europeia. Se essa é a grande prova, então praticamente qualquer pessoa na Europa poderia ter sido Jack, o Estripador.

Para Louhelainen, a probabilidade era de 1/290.000. Mas para chegar a esse número errado, parece que ele cometeu outro erro – desta vez dividindo (e exagerando) a raridade da mutação em 10 vezes. Pelo método errado, ele teria que usar o total de mutações em um banco de dados (cerca de 29.000), resultando no valor de 1/29.000.

Edwards, autor do livro Naming Jack the Ripper, defende sua obra através de um porta-voz da editora: “a conclusão alcançada no livro – de que Aaron Kosminski era Jack, o Estripador – depende de muito mais que este valor”. Mas são tantos erros básicos que é mais seguro assumir que o verdadeiro Jack, o Estripador ainda é uma incógnita. [The Independent]

Imagem: “A Suspicious Character”, publicada no jornal Illustrated London News em outubro de 1888, via Wikimedia Commons

O post A verdadeira identidade de Jack, o Estripador ainda é desconhecida apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cdef RFSHBOkU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot