X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Aerografite é o material mais leve já criado


Jacob Aron – New Scientist

A imagem acima parece uma fumaça se esvaindo, ou mesmo o trabalho de uma aranha bastante confusa. Mas na verdade, você está vendo de perto o material mais leve já criado.

Entre os recordistas anteriores estava o aerogel, usado pela NASA para coletar poeira de um cometa. Ele é 99,9% feito de ar, e tem densidade de apenas 1mg/cm³. Isto foi superado pela micrograde metálica, com densidade ainda menor: 0,9mg/cm³.

Agora temos o aerografite, que ganha fácil do recorde anterior. Com uma densidade menor que 0,2mg/cm³, ele quase não existe. Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Hamburgo e da Universidade de Kiel, ambas na Alemanha, o criaram usando uma rede de tubos ocos de carbono em escalas nano e micro. Como mostra a imagem acima, obtida por microscópio eletrônico, ele é quase todo um espaço vazio – mas se você o segurasse na mão, ele seria como uma esponja preta.

Sua natureza esparsa significa que o aerografite pode ser comprimido por um fator de mil, mas volta a seu tamanho original. O material também aguenta até 35 vezes mais peso que o aerogel. E o aerografite pode conduzir eletricidade: isto significa que pode ser usado como parte de uma bateria ultraleve.

ebc thumbx newscA New Scientist relata, investiga e interpreta os resultados dos esforços humanos no contexto social e cultural, proporcionando uma cobertura abrangente das notícias da ciência e tecnologia.

 

Imagem por TUHH, Karl Schulte/DPA/Press Association Images

ebc di
ebc IdXyNogR

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot