X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Afinal, o que é este f-stop que aparece na minha câmera fotográfica?


Para novatos em fotografia, a escala f-stop não parece fazer muito sentido. Não é motivo de vergonha algum sequer saber do que se trata, no que ela influencia na fotografia e qual a diferença entre tirar uma foto com f/2 e outra com f/8. Se você está nessa, seus problemas acabaram!

O vídeo acima é de Dylan Bennet e trata-se de uma explicação bem, mas bem detalhada sobre o f/stop. Para explicar o conceito, ele aborda tudo o que compõe essa característica importante da fotografia, como o tamanho da abertura, a distância focal e algumas fórmulas matemáticas que explicam porque f-stops menores (f/2, f/2.8) significam lentes mais abertas e não o contrário. Outro ponto importante abordado é o impacto que o f-stop tem na profundidade de campo, o famoso efeito de “desfocar o fundo”.

O vídeo, infelizmente, está em inglês e não tem legendas, mas é show de bola. Além desse, o Dylan também publicou outros: um sobre profundidade de campo e outro sobre ISO. Olho aberto nesse garoto porque ele é fera! [Gizmodo US. Foto: François Roche/Flickr]

wqYLF jNV

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo