X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Agências de segurança vão adorar estes novos cabos USB Type-C


A USB-C finalmente chegou ao mercado graças ao novo MacBook, da Apple, e ao Chromebook Pixel 2, do Google. Um único cabo para todas as necessidades de alimentação e conexão? Até que enfim! Mas nada é de graça e essa conveniência vem com uma preço: nossos computadores estarão mais vulneráveis do que nunca a malwares vindos de hackers e de agências de inteligência.

O problema com a USB-C é devido ao padrão USB, que não é lá muito seguro. Ano passado, pesquisadores desenvolveram um malware chamado de BadUSB, que entra no seu computador por meio de carregadores de celular e pendrives. Uma vez conectado, o malware toma conta do computador sem que você perceba. O que mais assusta nisso tudo é que o malware é escrito diretamente no chip do USB, ou seja, ele é virtualmente indetectável e, até então, não tem recuperação.

Antes do USB-C, havia uma maneira de se manter seguro: saiba quais são seus cabos e nunca coloque um USB estranho no seu computador. Desta forma, seu PC ficaria teoricamente limpo do malware. No entanto, conforme mostra o The Verge, o BadUSB ainda não foi eliminada no USB-C e nesta evolução da porta ela não é usada apenas para transferir dados, mas também para carregar o seu computador. Mais que isso, ela está se transformando em uma entrada única para conectar tudo. É preciso usar essa porta diariamente. Pense quantas vezes você pegou cabo de alguém emprestado para carregar seu celular. Pedir este cabo emprestado a um estranho pode ser comparado a fazer sexo desprotegido com alguém que você pegou na balada.

No entanto, o The Verge deixa de mencionar algo potencialmente muito pior que isso. Se todo mundo vai usar o mesmo tipo de cabo para alimentar os aparelhos, não vamos ter que nos preocupar apenas com hackers se passando por designers em cafés, também teremos que nos preocupar com espiões e agências de inteligência que acabaram de ganhar uma forma simples de invadir o seu computador.

Pode parecer alarmista e paranoico dizer que a NSA vai instalar a BadUSb em cabos de alimentação diretamente dos fabricantes, mas a agência já foi pega fazendo exatamente isso. Ano passado foi revelado que a NSA pagou US$ 10 milhões para a agência de segurança RSA deixar a criptografia dela fraca. Não temos como saber quando e como a NSA vai tentar algo parecido com os cabos USB-C, mas é provável que ela tente.

Vivemos em um mundo em que espetamos aparelhos em nossos computadores sem muito cuidado e a flexibilidade USB-C foi projetada para tornar isso ainda mais fácil. Imagine nunca mais ter que adivinhar se a casa da sua tia terá um cabo para carregar o seu celular. O USB-C pode se tornar tão comum que isso nem chega a ser uma pergunta. É claro que ela vai ter! Mas com essa facilidade e conveniência vem o risco de que a tecnologia pode ser comprometida — não só por criminosos, mas pelo próprio governo.

Imagem de capa: robpegoraro/CC

O post Agências de segurança vão adorar estes novos cabos USB Type-C apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

afb YNt vTqI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot