X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Alan Turing, criador do 1º computador, é retratado em “The Imitation Game”


O cinema sempre ajudou a contar a história de personalidades importantes, e dessa vez o escolhido foi Alan Turing. Você pode conhece-lo daquela lenda urbana de que o logo da Apple, com uma maçã multicolorida mordida, teria sido uma homenagem a ele, ou pelo teste de Turing, capaz de medir se a capacidade de uma máquina é equiparável à inteligência de um humano, mas o cientista também tem um outro grande feito na sua história: ele é considerado o criador do primeiro computador.

No longa-metragem dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, que estreia sua primeira produção em inglês, a trama concentra-se nos anos em que Turing participou da criação de máquinas que tinham decodificavam as mensagens criptografadas trocadas entre os membros do Eixo, durante a 2ª guerra mundial. O sucesso da iniciativa, capitaneada por um time de especialistas, ajudou os aliados a vencerem batalhas cruciais, e especialistas militares especulam que o trabalho de Turing ajudou a acabar com a guerra um ou dois anos antes do previsto.

Com Benedict Cumberbatch no papel de Alan Turing e Keira Knightley como Joan Clarke, colega de Turing na equipe que trabalhou na quebra da criptografia alemã, o filme já recebeu fortes críticas antes mesmo da sua estreia. Andrew Hodges, autor da biografia que inspirou a produção do filme, já declarou ter ficado ‘alarmado’ com a discrepância entre a sua obra e o roteiro, que teria exagerado no romance entre Alan e Joan, e deixado pouco evidente a genialidade do personagem principal.

the-imitation-game-movie-new-pic-2

O produtor Teddy Shwarzman respondeu às críticas lembrando que trata-se de um drama, e que ainda que ele seja baseado em uma história real, existem algumas licenças poéticas. Ao assistir o trailer, é possível reparar que deixam no ar um ‘segredo’ sobre o personagem, o que talvez possa ser a deixa cinematográfica para comentar a homossexualidade do cientista, que o levou a ser condenado pela justiça. Entre as penas propostas, Turing teria preferido a castração química à prisão, mas a terapia, que ainda era experimental, acabou levando ele a preferir o suicídio ao comer uma maçã embebida em cianureto.

“The Imitation Game” estreia nos EUA em 21 de novembro, e ainda não tem previsão chegada aos cinemas brasileiros.

alan-turing-imitation-game

abfbdfc b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

abfbdfc brainstorm d qjIDKrITs

abfbdfc fmIxMtOirI

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot