X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Algumas células podem se transformar em células-tronco dentro dos dentes


Dentro de cada um dos nossos dentes duros e calcificados, há uma pequena população de células-tronco vivas que podem se diferenciar em vários tipos de tecido. A origem delas foi, durante muito tempo, desconhecida, mas agora cientistas podem ter uma resposta surpreendente: células do sistema nervoso podem migrar para dentro de um dente e, na verdade, voltar a ser células-tronco. Se verificada esta hipótese, esta poderia ser uma possível fonte delas.

Dentes estão conectados aos nervos, como qualquer um que já teve o azar de uma dor de dente deve saber. Igor Adameyko, do Instituto Karolinska de Estocolmo, e sua equipe estiveram estudando em ratos células da glia, que dão suporte e proteção aos neurônios. Usando etiquetas fluorescentes neste tipo de células, eles puderam acompanhá-las ao longo do tempo.

O que eles acharam foi surpreendente. Células da glia dos nervos nas gengivas migraram para dentro dos dentes, onde se tornaram células-tronco mesenquimatosas e, eventualmente, células dentárias. Células-tronco se diferenciarem em células específicas era esperado, mas células da glia se tornarem células-tronco é o exato oposto do que nós sabíamos até agora.

O estudo publicado na Nature é definitivamente animador, mas claro, ele precisa ser confirmado por mais trabalhos. Pode ser que tenhamos uma nova fonte para células-tronco bem nas nossas bocas.

Imagem: Dmitry G/Wikimedia Commons

O post Algumas células podem se transformar em células-tronco dentro dos dentes apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ac sXj QCfDc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot