X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Análise do perfil e a repercussão das companhias aéreas nas redes sociais


A Social Agency, agência do grupo E.life especializada em ações de marketing online, realizou uma pesquisa com o objetivo de observar o que os internautas comentaram no Twitter sobre as quatro grandes companhias aéreas que atuam no Brasil: a Avianca, a Azul, a Gol e a TAM. A Social Agency também analisou o comportamento dessas marcas nas redes sociais.

Foram coletados, no período, 37.896 depoimentos e observou-se que, mesmo com grande número de reclamações por parte dos consumidores, as quatro companhias aéreas analisadas têm picos de buzz positivo nas redes sociais. A marca com mais menções no microblog foi a TAM, aparecendo em 20.783 depoimentos. Em segundo lugar ficou a Gol, sendo lembrada em 9.263 dos comentários. Em terceiro lugar ficou a Azul, aparecendo em 3.557 depoimentos. Já a Avianca, classificada pelos usuários como a companhia com o melhor atendimento a bordo, ficou em quarto lugar no ranking, aparecendo em 3.193 depoimentos.

Os canais de cada empresa também foram analisados a fim de identificar as principais características de sua identidade social. Confira abaixo o perfil de cada companhia aérea e o que os internautas falaram no Twitter.

aa avianca

Com o slogan “Voando para conquistar você”, a Avianca atua em quatro redes sociais: o Facebook, o Flickr, o Twiiter e o Youtube. Sua fan page possui 60 mil fãs e a companhia conta com 11 mil seguidores no microblog. Os principais temas discutidos e divulgados nas redes são as dicas turísticas e culturais, os descontos, as promoções e os concursos culturais.

A marca é trabalhada em primeira pessoa, buscando uma maior proximidade com o usuário, o que pode ser percebido pelas publicações que convidam os internautas a interagir e participar da página. De maneira despojada, a Avianca trabalha bastante as datas comemorativas tentando integrar no dia-a-dia e estilo de vida de cada um.

Baseado no que os internautas falaram sobre a Avianca, a Social Agency percebeu que muitas das menções foram relacionadas à promoção da Samsung que sorteou tablets e celulares Samsung Galaxy quando alcançaram os 10 mil seguidores no Twitter. No período analisado, o pico dos comentários foi entre 15h30 e 17h30, mesmo horário que a promoção ficou no ar. A empresa utiliza o buzz positivo como recurso para estimular a participação dos usuários nas redes sociais em diferentes horários.

Os termos Gol, TAM e Azul entraram em evidência nos comentários dos internautas devido às comparações com a Avianca, considerada pelos usuários como a companhia que possui o melhor atendimento a bordo. Apesar disto, muitos alegaram ter tido problemas com o serviço da companhia.

A pesquisa também apontou quais meios os internautas utilizam para publicar comentários sobre a Avianca: 33% usam o browser e 28% outros meios, como conversor social, Echofon, Foursquare, HootSuite e Tumbrl. A plataforma mobile é usada por 17% dos internautas. Dentro desta categoria, o Blackberry aparece como uma das três plataformas mobile mais utilizadas.

de azul

A companhia aérea Azul atua no Facebook, Google+, Twitter e Youtube e possui 298 mil seguidores em sua fan page e 88.176 no Twitter. Com o slogan “Você lá em cima”, é conhecida por seu preço acessível e trabalha bastante com divulgação de promoções e descontos.

O tema mais recorrente no período de análise foi a promoção realizada para o lançamento do filme “Os Vingadores”, assim como outras promoções de descontos de passagens e trechos cobertos pela empresa. O pico do buzz aconteceu entre 9h30 e 11h30 e às 18h e foi considerado positivo, pois entre os internautas que mais mencionaram a marca, não há nenhum que tenha feito um comentário negativo.

As publicações sobre a Azul vêm do tradicional browser, sendo usado por 42% dos usuários. A segunda plataforma mais utilizada foi a mobile, do qual destacam-se o Android, o iPhone e o mobile web.

ef gol

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes atua em sete redes sociais: o blog próprio, o Facebook, o Flickr, o Google+, o Orkut, o Twitter e o Youtube. Possui 780 mil fãs na fan page e 132 mil seguidores no Twitter e tem como principais temas os destinos turísticos, as promoções e os posts de engajamento. Com o slogan “Sempre dá para ir mais longe” e com uma maneira casual e informal de se dirigir aos seus consumidores, a Gol se apropria de situações do cotidiano para promover seu conteúdo e suas promoções.

De acordo com a pesquisa da Social Agency, as promoções de passagens aéreas e o Programa Smiles (acúmulo de milhas) foram os temas mais falados pelos internautas. A promoção de passagens Gol por apenas 0,49 centavos determinou o pico do buzz positivo entre 18h30 e 19h30. Em comparação com outras companhias aéreas, o volume de menções à marca é mais intenso em todos os horários, inclusive no período da madrugada.

A empresa recebeu menções negativas de alguns usuários. Muitos afirmaram ter sua mala violada e outros fizeram críticas ao atendimento. O uso de comentários pejorativos e piadas que comparam os serviços da Tam, Gol e Azul também se destacaram. Dos internautas, 44% utilizaram o browser para mencionar a Gol, 28% o mobile, 16% outros meios, como conversor social, Echofon, Foursquare, HootSuite e Tumbrl, e 12%, o Twitter clients.

fd tam

A TAM Airlines atua no blog da marca, no Facebook, no Flickr, no Twitter e no Youtube. A empresa, que possui 351 mil seguidores no microblog e 160 mil pessoas credenciadas na fan page, tem como principais temas as ofertas, as promoções, as dicas sobre destinos, as entrevistas e os eventos. Com o slogan “Paixão por voar e servir”, explora a viagem como meio cultural e prazer de conhecer novos lugares.

Muitos internautas mencionaram a TAM em seus comentários devido às promoções, ofertas e programas de descontos oferecidos pela companhia. Alguns fizeram comparações com a Gol, utilizando piadas pejorativas para desclassificar os serviços oferecidos por ambas as empresas. Durante o período analisado, a situação em que o humorista Danilo Gentili alega ter sido mal atendido pela companhia repercutiu nas redes sociais desencadeando comentários negativos.

Entre os top 3 de usuários, todos mencionaram a marca de maneira negativa, com críticas aos serviços prestados e à problemas técnicos do site da Tam. Diferente de outras companhias aéreas, o pico foi das 16h às 18h. Na Tam, o browser continua sendo o mais utilizado para os comentários, porém o acesso pelo iPad aparece pela primeira vez entre os top 3 dos dispositivos mobile.

Via divulgação Rosa Arrais Comunicação.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot