X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Anatel volta atrás e não comprova má-fé da TIM por queda de ligações ilimitadas


Em agosto, veio à tona um estudo preparado pela Anatel que parecia provar que a TIM derrubava ligações “ilimitadas” de propósito: entre março e maio, a queda nessas ligações teria sido quatro vezes maior que em chamadas cobradas por minuto. A operadora respondeu, dizendo que o relatório tinha “falhas técnicas significativas” e afirmando que ele “acabará em nada”.

Agora, um novo estudo da Anatel, obtido pelo Convergência Digital, analisa a defesa da TIM. A agência faz correções e baixa o tom, lembrando que tudo se trata de uma análise técnica – em vez de uma acusação – mas rebate diversos argumentos da TIM.

No relatório anterior (e preliminar) da Anatel, a agência não mediu palavras ao acusar a TIM:

Concluiu-se que a prestadora está desconectando usuários Infinity de forma proposital para que os mesmos realizem uma nova chamada para completar a conversa…

O relatório foi usado pelo Ministério Público do Paraná a fim de pedir a suspensão das vendas da TIM no estado, além de indenização e ressarcimento por gastos indevidos.

No novo relatório, desta vez com direito de resposta da operadora, o tom mudou. Não é a TIM que derruba ligações; é a rede da TIM:

Existe uma grande diferença entre as duas: afirmar que “esta Prestadora trata de forma desigual” poderia ser alegada “má-fé”, sem as devidas provas; já a afirmação “a Rede da Prestadora trata de forma desigual” está vinculada aos dados do Relatório de Fiscalização e é positiva [=objetiva], conforme comprovação de dados existentes nos próprios CDRs entregues pela Prestadora. (…)

Cabe aqui ressaltar que não existe, em qualquer parte do relatório, ou desta Nota Técnica, a afirmação de que a “A Prestadora agiu com dolo [=má-fé] nas quedas de chamadas”, e sim afirmações objetivas e vinculadas…

Segundo o Convergência Digital, o novo parecer sinaliza que a Anatel deve propor uma saída política para satisfazer a TIM – acusada formalmente por um relatório preliminar – e a própria Anatel. Dessa forma, evitaria-se uma briga judicial com a TIM, e uma insatisfação interna entre os técnicos da agência. Isso ficará a cargo de um conselheiro, a ser escolhido em sorteio, que será responsável pelo parecer final.

TIM x Anatel

Segundo o relatório da Anatel, usuários do plano Infinity reclamavam que ligações caíam após determinada duração, em especial se fossem mais longas que 60 minutos. A TIM diz que isso não era defeito, era uma função:

A Prestadora informou que existia uma feature de proteção, habilitada em algumas centrais, que provocava a desconexão da chamada devido à implementação de um sistema anti-fraude.

A Anatel também responde às acusações da TIM de que o relatório tinha falhas técnicas. Uma delas seria considerar todas as ligações de planos Infinity como se fossem ilimitadas, o que não é o caso: somente as ligações de TIM para TIM não têm limite de duração. A Anatel diz que não cometeu este erro: baseou-se em dados fornecidos pela TIM para separar ligações cobradas por chamada ou por minuto.

A TIM também lembra que a queda de chamadas pode ter diversos motivos: o crédito acaba, ou a bateria no celular acaba, ou o usuário sai da área de cobertura, entre outros motivos. A agência rebate alguns argumentos: por exemplo, o crédito não pode acabar durante uma ligação ilimitada, já que você é cobrado por ligação. Quanto aos outros casos, a Anatel diz que “devem ser computadas todas as quedas de ligações… independente dos motivos”.

Mas o que acontece se esses motivos – que não dependem ativamente da TIM – forem excluídos? A operadora pediu relatórios de duas auditorias – um da PricewaterhouseCoopers, outro da Ericsson – que fazem exatamente isso. E mesmo assim, os dois relatórios concluem que ligações ilimitadas têm o dobro de chance de caírem, em relação a chamadas cobradas por minuto.

queda-tim

Mas a Anatel aponta algo estranho nesses relatórios:

Pela metodologia usada pela Prestadora, se uma ligação cai, “NÃO” 100% dela caiu e sim apenas 50%. Com isto, todos os índices de SMP7 apresentados pela Prestadora, e da mesma forma calculados pelas empresas auditoras contratadas, possuem esta distorção de tenderem a dividir por 2 (dois) as quedas de chamadas na intra-rede da Prestadora (maior parte das ligações).

O relatório conclui dizendo que a queda de ligações cobradas por chamada está acima do permitido pela Anatel (até 2%), mas lembra que não está acusando a TIM de má-fé: trata-se apenas de uma constatação técnica, nada mais.

Consequências positivas

Por mais que o novo relatório queira corrigir os erros do anterior, ele já trouxe algumas consequência positivas: por exemplo, a Anatel começou a propor algumas medidas para evitar que operadoras lucrem com chamadas derrubadas.

Em novembro, o Conselho Diretor da Anatel aprovou uma alteração na cobrança de ligações sucessivas feitas por celular. Se você ligar para o mesmo número num intervalo menor que dois minutos, sua operadora móvel deve considerar a segunda chamada como uma continuação da primeira.

A medida vale para todos os planos de celular: pré, pós ou controle, afetando ligações cobradas por chamada e também as cobradas por minuto. E não importa o motivo do fim da ligação anterior: mesmo se você desligar a chamada por opção própria, a nova chamada (para o mesmo número) será uma continuação da anterior.

Além disso, Claro, Oi, Tim e Vivo querem bloquear o funcionamento de celulares xing-ling, importados diretamente da China. Esses aparelhos podem causar problemas na rede celular e aumentar as quedas de chamadas. Este ano, as operadoras pretendem lançar um sistema capaz de identificá-los e impedi-los de funcionar no país.

Isto inclui todos os aparelhos não homologados pela Anatel. No entanto, ainda resta definir como ficará o funcionamento de aparelhos sem homologação que não sejam xing-ling: smartphones da HTC, que não tem mais representação no Brasil, por exemplo. Segundo a Sinditelebrasil, o sistema começa a funcionar em meados de 2013. [Convergência Digital]

Foto por Duncan Hull/Flickr

eccfe BuOGBzcTM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot