X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Aprenda a investir com as quatro regras simples de Benjamin Graham


por Vitor Senna de Faria, da Leme Investimentos

O precursor da abordagem no investimento em ações denominada buy and hold nos sugere quatro regras simples

Ao investir em ações, devemos pensar em como diminuir nossos riscos precifi­cando cada ação, para podermos pagar um preço favorável e diversificar nossas empre­sas para evitar uma perda muito grande caso algo inesperado aconteça, além de manter a visão de longo prazo. Benjamin Graham é considerado o precursor dessa abordagem no investimento em ações, denominada buy and hold, e nos sugere quatro regras simples para serem seguidas ao montar uma carteira de ações. São elas:

1 – Deve haver uma diversificação adequada, porém sem ser excessiva. Isso significa um mínimo de dez ações e um máximo de apro­ximadamente 30.

Muitos são contra a diversificação, ale­gando que ela minimiza seu potencial de retornos altos, caso você consiga escolher uma ação promissora. Ninguém é infalível, e existe sempre a chance de você ter deixado escapar alguma informação importante que pode ser crucial para o futuro de uma com­panhia.

Como exemplo podemos tomar o caso da Enron, uma grande empresa norte-ame­ricana de energia. A empresa faliu em 2001, levando com isso a economia de muitos funcionários da companhia que acreditavam saber tudo sobre a empresa. Muitos deles guardavam grande parte de suas economias para a aposentadoria naquelas ações.

Acontece que a Enron tinha parcerias com bancos e empresas que lhe permitiam manipular seus balanços financeiros e escon­der sua situação real, que era péssima, com uma dívida de mais de US$ 13 bilhões. Quan­do a bomba explodiu, deu no que deu.

2 – Cada companhia deve ser grande, con­ceituada e conservadoramente financiada.

A capacidade de uma empresa de hon­rar suas dívidas lhe deixa livre de se colocar em um ciclo de risco, precisando de financia­mentos emergenciais que cobram taxas de juros cada vez mais altas. Para isso devemos atentar aos indicadores de liquidez das em­presas, que indicam a capacidade de paga­mento de dívidas que a empresa tem.

3 – Cada companhia deve ter um histórico longo e ininterrupto de pagamentos de divi­dendos, por pelo menos 20 anos.

As empresas hoje são obrigadas a distri­buir cerca de 25% de seus lucros na forma de dividendos e juros sobre capital próprio. A adequação dessa regra para a situação atual, já que Graham definiu essas regras em 1972, seria um histórico longo e ininterrupto de lucros, mesmo que em alguns anos sejam pequenos, o que pode acontecer em tem­pos de crise. Cabe a nós adaptarmos tam­bém ao mercado brasileiro a longevidade do histórico de lucros, já que um histórico de 20 anos excluiria a maioria das empresas de capital aberto no nosso país.

4 – O investidor deve impor alguns limites sobre o preço que pagará por uma ação em relação a seus lucros médios nos últimos sete anos.

Aqui está a etapa de precificação de uma ação, pois é através da comparação do lucro com o preço atual que podemos saber se uma ação está sobrevalorizada ou não. Uma ação, por exemplo, com sua relação de preço por lucro igual a 30, levaria 30 anos, se tives­se os mesmos lucros por esse período, para reembolsar o investimento inicial. Existem títulos públicos disponíveis com Preço por Lucro próximo de 10. Vai de cada um acredi­tar no potencial de crescimento da empresa que escolherá, mas devemos ser conserva­dores ao fazer perspectivas de crescimento.

Existem outros grandes investidores que defendem outras maneiras de investimento, como Phillip Fisher, renomado investidor e autor do livro “Ações comuns, lucros extra­ordinários”, o qual defende que devemos in­vestir em empresas com grandes perspecti­vas de lucros futuros, com uma visão menos conservadora. Acredito que podemos apren­der com cada um deles, porém devemos ter como base a segurança dos métodos de Graham para depois pensarmos em arriscar um pouco mais.

 

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot