X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

As 5 maiores dúvidas de quem quer empreender


Dúvidas ao empreender

O artigo de hoje foi escrito pela autora convidada Bruna Rodrigues

Antes mesmo de querer empreender, é primordial que se tenha fixado o conceito de empreendedorismo. Empreender significa realizar, executar, fazer.

Para os negócios, não basta ter apenas entusiasmo e coragem; o empreendedor precisa desenvolver sua capacidade de planejamento e organização, criatividade, responsabilidade, ser persistente e também ser habilidoso para o trabalho em equipe, ter espírito de liderança e comunicar-se facilmente, além de saber ouvir, observar e se expressar bem.

Contudo, mesmo quem reúne todos esses atributos pode – e vai – se deparar com situações em que será responsável pela tomada de decisões cruciais para o sucesso de seu negócio.  Confira as dúvidas mais frequentes que cercam os novos empreendedores – independentemente do segmento ou porte de seu negócio.

1. Preciso de experiência no ramo que vou atuar?

Não necessariamente, ou não teríamos grandes inovações. Contudo, não se pode encarar um novo universo completamente às cegas. Procure um sócio, funcionários ou mesmo uma consultoria que seja experiente no ramo de atuação pretendido.

Enquanto isso, procure sua capacitação profissional para compreender melhor a rotina do negócio e seus eventuais problemas e soluções.

2. Como elaborar um plano de negócios?

Se o seu planejamento não for extremamente cuidadoso, seu negócio está fadado ao fracasso. Para não correr esse risco, é primordial definir a estrutura operacional da empresa ou negócio, para só assim traçar qual será a demanda financeira e o total do investimento. Depois disso avalie com cautela a previsão de rentabilidade dos primeiros anos de atividade de seu negócio juntamente com o planejamento de marketing para cativar seu público-alvo e aumentar as vendas.

Se você ficou muito perdido nesta parte, pode consultar aqui uma cartilha simples, produzida pelo Sebrae e seguir os passos para elaborar um plano de negócios simples e prático.

3. Como calcular e gerenciar o capital de giro?

Entre as várias as fórmulas existentes, uma é bem simples e eficiente. Baseie o número de dias de giro de estoque + os dias de contas a receber – os dias de contas a pagar. Multiplique o resultado pelo valor das vendas e você terá a indicação do capital de giro necessário.

Por exemplo: o giro de estoque é de 15 dias, somados a 35 dias de contas a receber, menos os 20 dias de contas a pagar, resultando em 20 dias. Se as vendas forem de R$1.000, são R$20.000 que não podem ser utilizados para nenhum outro fim além das operações da empresa. Mantenha essa disciplina e evitará prejuízos.

4. Onde investir mais?

Depois de vencer os encargos fiscais e a burocracia para abertura de seu negócio ou empresa, priorize sempre as áreas diretamente ligadas ao cliente e ao funcionamento da empresa. Nunca deixe de investir em melhorias estruturais, capacitação de funcionários e marketing. Crie um ambiente de trabalho seguro e ergonômico: bons computadores, uma rede de internet ágil, uma cadeira para escritório adequada e uma boa iluminação farão a diferença na produtividade de seus funcionários.

5. E se eu me endividar?

Primeiramente, tente centralizar seus custos em uma única instituição financeira – isso vai lhe dar mais oportunidades para negociar melhores taxas ou tentar alongar seus prazos. Para isso, apresente indicadores de que sua empresa tem capacidade futura de cumprir compromissos. Veja se há algum ativo que pode ser vendido para capitalizar seu negócio, ou considere a participação de um sócio.

Um bônus – Como controlar minha ansiedade?

Antes mesmo de iniciar seu empreendimento, defina quanto tempo e dinheiro está realmente a sua disposição, e ainda tenha em mente que os prazos para a conclusão de seus projetos sempre serão maiores do que o esperado. Mantenha o foco em cada pequena conquista que o levará aos objetivos maiores.

Nota do editor: Um outro ponto bem específico que levanta diversas dúvidas no empreendedor iniciante é a questão da formalização para empresa. Nessa área, você pode aprender tudo sobre esse procedimento através do nosso portal Abra Sua PJ.

P.S.: Créditos da imagem de dúvida Shutterstock

The post As 5 maiores dúvidas de quem quer empreender appeared first on Saia do Lugar.

ba SaiaDoLugar i abUbHYSWcg YaTZbpCxo DDqBpKExk

ba abUbHYSWcg

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot