X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

As faces do empreendedorismo feminino


ea  dbdbaf

Photo Credit: Eduardo Amorim via Compfight cc

Se elas querem igualdade, por que ficam comemorando o Dia da Mulher?, perguntam alguns. A quem respondo: Os homens são menos vulneráveis, têm salários maiores e mais oportunidade… e nós temos o Dia da Mulher e a luta diária pela igualdade de chances. Parece uma balança equilibrada pros dois lados? Enquanto essa balança não chegar a um equilíbrio dinâmico, esse assunto será sempre pauta e, por isso, hoje vamos falar do empreendedorismo feminino.

Os dados mais recentes sobre o assunto no Brasil são de 2011 e mostram que houve crescimento, mas a maciça maioria dos empresários ainda é formada por homens. É possível ter uma indicação do empreendedorismo no Brasil com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, o Pnad, que indica quais brasileiros se declararam como “empregadores” ou trabalhadores por “conta própria”.

Segundo o Pnad, em 2011, havia cerca de 22,8 milhões de empreendedores no Brasil. Do total, apenas 31% era formado por mulheres. Viemos em uma curva de crescimento gradual desde 2001, mas 2011 teve um pequeno recuo no número.

Veja gráfico divulgado pelo Sebrae (Foto: IBGE):

fffcee grafico

Em termos de distribuição de faixa etária, a maior parte das mulheres empreendedoras fica na faixa dos 30 aos 49 anos. Veja outro gráfico (Fonte: IBGE):

dcd grafico

 

 

A boa notícia é que têm surgido exemplos bons a serem seguidos no Brasil. A Bel Pesce, por exemplo, lançou um livro sobre sua experiência no Vale do Silício e agora está de volta ao Brasil para tocar um projeto de educação. Ela se tornou referência no assunto e acaba se tornando um modelo a ser seguido.

Outros exemplos de empreendedorismo feminino no Brasil são: a Maria Fernanda de Azevedo Antunes Diniz Junqueira, da CupoNation, a Livia Abrarpour, da Juv&You, a Fabiany Lima, da Timolico. A dificuldade de lembrar nomes nesse caso é ótima: mostra que a gente não associa um empreendedor com o fato de ele ser homem ou mulher, e sim com seu negócio. Mas, digam ai, quem mais? Manifestem-se ai nos comentários!

Enquanto isso, nos Estados Unidos, é tempo de otimismo para as mulheres donas de seus negócios, segundo uma pesquisa feita pela National Association for Women Business Owners. Os dados mostram que 66% das donas de seus negócios estão mais otimistas este ano, enquanto 85% preveem que mais mulheres vão criar seu negócio este ano. Veja um infográfico com o estudo completo:

ad qTNthVIVVA

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot