X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

As tristes ruínas do programa espacial soviético


O fotógrafo e explorador urbano russo Ralph Mirebs publicou umas das séries de fotografias mais tristes da exploração espacial. Ele conseguiu entrar num hangar abandonado no Cosmódromo de Baikonur, onde dois Burans — os protótipos dos ônibus espaciais do programa espacial russo — estão lentamente se desfazendo em sua cripta funerária.

>>> 8 dos acidentes mais embaraçosos na exploração espacial
>>> Por que a Rússia estava estudando a cópula das lagartixas… no espaço?

O programa Buran dos soviéticos durou quase duas décadas (de 1974 a 1993), e apenas um voo orbital automático foi completado antes de o projeto inteiro ser cancelado, devido à falta de verbas após o colapso da União Soviética.

Nas fotos abaixo, você pode ver dois ônibus Buran cobertos de ferrugem no hangar. A estrutura ainda impressiona: ela foi originalmente construída para a montagem do foguete lunar soviético N1, e foi depois usada para manutenção de satélites, bem como para conectá-los aos lançadores Energia — é um papel bastante similar ao do VAB (Vertical Assembly Building) da NASA.

Um dos dois ônibus espaciais é o OK-1K2, apelidado Ptichka (passarinho), que quase ficou pronto para voo em 1992. Ele deveria fazer um segundo voo em modo automático, partindo da estação espacial soviética Mir. O segundo ônibus é uma maquete estática em tamanho real para testes. E é muito, muito triste vê-las neste estado de abandono.

O post As tristes ruínas do programa espacial soviético apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fdf jUxFuXWMox

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot