X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

ATENÇÃO DONOS DE FANPAGE: NOVO GOLPE SEQUESTRA PÁGINAS DO FACEBOOK


cfeb golpefanpages

 

Um novo golpe está rondando a fanpagesfera nas últimas semanas. Nesta quinta, 7, recebemos o email da Jaque, uma das redatoras do site Casal Sem Vergonha, contando que de um dia pro outro (pasmem!) eles simplesmente perderam a fanpage do Facebook com seus 310 mil seguidores, por motivos de… sequestro!

WHAT?

Mas como isso aconteceu?

Na terça, 7, um dos administradores recebeu por inbox da fanpage uma mensagem dizendo que eles tinham violado os termos e condições do Facebook: “a mensagem parecia bastante idônea, exatamente como as mensagens/avisos postados pelo Facebook e havia um link para verificação logo embaixo. Ao clicar no link, todos os administradores perderam o acesso à página.”, conta Jaque. (veja print da mensagem abaixo).

cfeb printalerta

 

Na sequência, a administradora recebeu um email dizendo que sua função e a de todos os outros administradores haviam sido removidos. PÂNICO!

Ou seja, eles perderam o acesso de todo conteúdo da fanpage e algumas horas depois, a página já estava cheio de posts com assuntos que não tinham nada a ver com a página, tipo mensagens de #LutoChorão e afins. Os leitores perceberam que tinha alguma coisa estranha e começaram a denunciar a página, que foi tirada do ar e ainda não voltou, mesmo após insistentes contato com o Facebook.

ffeac fbhackeada

 

 

Do apocalipse para o sequestro!

Se no ano passado os autores de páginas tiveram que se preocupar com o “Apocalipse das Fanpages“, motivada por uma limpeza do próprio Facebook, esse ano a nova preocupação é com o sequestro de seu conteúdo, página e comunidade.

Em maio do ano passado, um ~ráquer~ que respondia pelo perfil @LeTang0 no Twitter sequestrou vários blogs famosos que estavam hospedados em um mesmo servidor (Jacaré Banguela, Le Ninja, Fail Wars, Bobagento, etc) e exigiu a colocação de uma propaganda dele no site em troca. Uma versão resumidíssima da história está no tumblr CPI Le Tango.

Ainda no ano passado, o Nação Nordestina teve a sua página sequestrada, um dos sócios havia sido adicionado como administrador de um perfil bizarro e depois bloqueado, o que permitiu o acesso do sequestrador a todos os dados da fanpage. Foi uma grande negociação para reaver a página (veja a matéria completa no Cybervida).

Aqui no caso das pages do Facebook, os motivos pra tal sequestro ainda são incertos. Trollagem? Saudades do Chorão? Causar transtorno? Nenhuma exigência foi feita. Mas a página foi tirada do ar e até agora não voltou.

Através do endereço de IP que apareceu na mensagem enviada, os donos das páginas rastrearam o autor até Sorocaba e já têm quase certeza de quem fez o ataque. Procurando por ajuda na ~rede mundial de computadores~ os admins do Casal Sem Vergonha também descobriram que o mesmo IP havia sido responsável por mais dois ataques do tipo – uma delas foi nesse fórum do Techtudo.

 

 

É culpa de quem? Como lidar?

As vítimas estão creditando o sequestro à um bug do Facebook que, obviamente, nos deu declaração exclusiva afirmando que tudo está funcionando normalmente e, que não detectaram nenhum problema na plataforma que possa causar esse tipo de transtorno para o usuário. Eles ainda dizem que a chance de ser vírus é imensa. (Onde o povo anda clicando, hein?)

Seja como for, fica aqui o alerta pra donos de fanpages: o golpe tá na área, não saiam clicando em qualquer mensagem que aparece por aí. Aqui algumas recomendações de segurança do próprio Facebook e, se o mesmo aconteceu com você, divide a história aqui nos comentários. A galera está tentando levantar o maior número de casos parecidos pra tentar resolver o assunto.

 

UPDATE

08.03 (15:25) – A Jaque mandou um email dizendo que o Facebook reconsiderou o caso e um dos administradores retomou a função. A fanpage foi recuperada!

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot