X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Beats, da Apple, é acusada em processo de roubar tecnologia para fones de ouvido


A Beats Electronics foi processada pela Monster, fabricante de produtos de áudio. Ela diz que inventou os fones de ouvido Beats by Dre, e que sua tecnologia e design foram roubados. Está claro há anos que a Monster projetou os fones, mas será que a empresa vai receber parte do dinheiro que eles renderam? Estamos prestes a descobrir.

>>> As batidas de Dre: a história exclusiva de como a Monster se perdeu

A Monster é uma empresa americana fundada e comandada por um audiófilo. Em 2008, ela iniciou uma parceria com o rapper e empresário Dr. Dre para fabricar fones de ouvido. Em 2012, a Beats deixou a Monster e passou a operar por conta própria, vendendo milhões e milhões de fones a cada ano. E em 2014, a Apple comprou a Beats por US$ 3 bilhões.

A queixa (incorporada abaixo) alega que Dr. Dre, junto ao co-fundador e executivo de gravadora Jimmy Iovine, fraudaram e “traíram” o CEO da Monster, Noel Lee, quando as empresas se separaram em 2012.

Essa separação nunca foi amigável. Dre e Iovine saíram com uma marca que valia uma fortuna, enquanto Lee ficou com uma empresa de áudio competente, mas que não tinha outros produtos de grande sucesso.

A Monster é bastante conhecida nos EUA por seus cabos HDMI e produtos para músicos. Eles forneceram o design do hardware para a Beats, mas não a marca, que acabou sendo fundamental para o sucesso dos fones. Como explicamos há dois anos:

Não podem existir dois vencedores. A Monster solidificou um acordo que manteve a Beats Electronics viva e desenvolvendo fones de ouvido, mas não sem perdas: a Beats, de Jimmy e Dre, ficaria com a posse permanente de tudo o que a Monster desenvolvesse. Todos os fones de ouvidos, drivers, até controles remotos – se existia um pedaço de metal ou plástico associado à Beats by Dre, Noel e Kevin Lee dariam eles a Jimmy e Dre. A Monster seria responsável por fabricar os produtos – uma parte muito cara do contrato – bem como distribuí-los. A parte pesada.

Em outras palavras, a Monster fez todo o trabalho duro, enquanto Iovine e Dre trouxeram a marca e divulgação.

HTC

Tecnicamente, o processo alega que a Beats passou por uma “aquisição fraudulenta” em 2011, quando a HTC investiu US$ 300 milhões para comprar 50,1% da empresa.

Com esse negócio, Dre e Iovine foram capazes de forçar a Monster a vender seus 5% de participação na empresa. Dois anos depois, em 2013, os dois executivos compraram a parte da HTC e tomaram o controle total da Beats.

A Monster foi expulsa, mas a Beats ainda usava o design criado por ela, e adquiriu dela o know-how sobre a manufatura e distribuição dos fones de ouvido.

Em um comunicado enviado por e-mail ao Gizmodo, os advogados da Monster descrevem a situação assim:

Como indicado na queixa, estas alegações vêm de atos deliberados de traição corporativa na indústria de eletrônicos de consumo… A queixa afirma que os réus, incluindo Jimmy Iovine e Dr. Dre, se envolveram em uma conspiração e conduta para tomar indevidamente o controle sobre a linha incrivelmente bem-sucedida de produtos “Beats by Dr. Dre” da Monster, bem como a propriedade intelectual da Monster.

Obviamente, a Monster não gostou da forma em que foi deixada de lado. Mas Dre e Iovine fizeram algo que fere a lei? É o que a justiça americana terá que responder.

Foto por Nuno Dantas/Flickr

O post Beats, da Apple, é acusada em processo de roubar tecnologia para fones de ouvido apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cf  iFHgp Aj

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot