X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

BioCouture – O Futuro das Nossas Roupas


Esqueça tudo o que você sabe sobre tecidos e confecção de roupas. Algodão, linho, couro? Esqueça! Em um futuro bem próximo, poderemos estar usando roupas feitas por… bactérias. Não, não fiquei louco. Na verdade, fiquei até fascinado com a fonte e o método da criação do tecido. O mais interessante é saber que a produção da fibra utilizada na confecção das roupas, só gasta água, açúcar, chá e um tipo de bactéria que produz celulose quando se alimenta do açúcar contido no kombuchá*.

A designer de moda Suzanne Lee dirige o projeto BioCouture, uma pesquisa que nasceu de uma ideia em seu livro Fashioning The Future: Tomorrow’s Wardrobe, um texto seminal sobre moda e novas tecnologias para a produção de roupas. Sua pesquisa explora a natureza para propor uma visão radical da moda no futuro: será que podemos fazer um vestido crescer em um tanque cheio de cultura líquida?

Suzanne – Pesquisadora Sênior da Central Saint Martins, da Universidade de Artes de Londres – está trabalhando com cientistas para unir design com bio e nanotecnologia de ponta. O objetivo do trabalho é descobrir se a celulose bacteriana pode ser produzida em larga escala para a produção de tecidos especiais e auto-sustentáveis.

Por enquanto, as roupas produzidas só tem um probleminha, que acredito que será resolvido em breve. Vejam o vídeo, é sensacional.

 

 

*O Kombuchá, também conhecido como o cogumelo do chá, é uma bebida com propriedades medicinais, feita a partir do chá fermentado. Adiciona-se uma cultura simbiótica de fermentos e outros micro-organismos no chá preto ou chá verde adoçado que vão se transformando em uma sopa de nutrientes naturais. A cultura do Kombuchá alimenta-se do açúcar da infusão e além da celulose da experiência citada acima, produz outras substâncias como o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido lático, vitaminas, aminoácidos, substâncias antibióticas e muitas outras. O Kombuchá tem origem na medicina oriental chinesa e japonesa.

Inspirado por: TED, Biocouture e Kombucha Journal

de di
de di

caf VLWPiivmk

Via RSS de Super Empreendedores

Leia em Super Empreendedores

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot