X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasil, Mundo e o Agora


vitor02

*Artigo por Victor Oliveira

Olá Empreendedor, como falei aqui semana passada, estarei no Espaço do Empreendedor toda segunda-feira do mês de Maio, para colaborar com o ecossistema de Startups e compartilhar um pouco da experiência adquirida. Será uma série de 4 artigos em 4 capítulos, sobre:

  1. Brasil, Mundo e o Agora: dados do brasil e do mundo e explicações do que são – para nós – suas maiores desigualdades e oportunidades em nossa área;
  2. Empreendedorismo, Investimentos e Aplicativos – Cheesecake Labs: como atuamos e quais são as nuances práticas para resolver as desigualdades anteriormente citadas;
  3. Mãos na Massa: o lado operacional das soluções propostas, acompanhado de um material open-source (contratos de cotas, planilhas de planejamento estratégico, gráficos de valorização e vesting de ações e etc) que formaliza o dia-a-dia da cultura do Vale no Brasil;
  4. Conclusões, Metas e o Amanhã: uma perspectiva mais humana do negócio e as nossas expectativas para o futuro.

Vamos começar!

Devido a sua incapacidade de ser competitiva, a indústria brasileira sofre um desaquecimento que gera um impacto negativo na economia da nação – como pode ser visto na imagem abaixo. Os serviços, que tendem a assumir o papel primordial na maioria dos países desenvolvidos, muitas vezes não conseguem quebrar barreiras tecnológicas, fiscais, burocráticas e culturais. Um bom exemplo que ilustra nossa incapacidade corporativa é nosso mercado de software que, mesmo sendo líder de contribuições em diversas áreas open-source, não desponta no contexto global.

A falta de capacidade do setor terciário é como uma doença para a saúde econômica brasileira, e o remédio: inovação da cultura empresarial.

artigo

Balança comercial Brasileira. Fonte: IEB.

No mundo, o mercado de software está reinventado o setor de serviços e criando um novo boom tecnológico. Nos Estados Unidos, por exemplo, empresas como Facebook, Google, Apple e Twitter lideram a vanguarda digital e recuperam parte de sua economia, que há pouco estava afundada na crise imobiliária. Prova de que essas empresas – e principalmente sua cultura – são muito significativas para o reestabelecimento econômico é o simples fato de que no primeiro trimestre de 2015 a Apple teve o maior lucro da história do capitalismo (a próxima figura mostra como se comporta o faturamento da empresa nos últimos anos).

Todo esse potencial, no entanto, esbarra em um falha fundamental: os países desenvolvidos não possuem suficiente quantidade de engenheiros para dar suporte a tamanho crescimento.

Faturamento bruto da Apple por trimestre. Fonte: MacRumors.

Faturamento bruto da Apple por trimestre. Fonte: MacRumors.

Temos, então, de um lado, países desenvolvidos com grande produção de software e enorme carência na disponibilidade de engenheiros e, do outro, nações emergentes que possuem corpo técnico extremamente competente mas que, devido à falta de investimentos, não tem seu valor reconhecido. Em um contexto de forte globalização com ferramentas que possibilitam trabalho colaborativo e eficiente a distância, uma pergunta se destaca: por que esses dois lados não têm conseguido se encontrar?

Após ver de perto como as coisas funcionam no Vale e voltar para o cenário brasileiro, observei as diferenças e listei as características que – na minha opinião – são as principais necessidades para que o Brasil participe ativamente da nova revolução tech, ajudando os dois lados a se encontrar:

  1. Plano de ações nos empreendimentos (stock options);
  2. Cultura de liberdade no ambiente de trabalho;
  3. Valorização dos engenheiros;
  4. Aprendizado prático de línguas estrangeiras;
  5. Utilização de, e contribuição para, tecnologias open-source;
  6. Geração e compartilhamento de conteúdo digital.

Os próximos capítulos irão explicar em mais detalhes o que são as necessidades citadas acima, exemplificar como nós da Cheesecake as estamos resolvendo na prática e compartilhar um material desenvolvido ao longo dos últimos anos que permite tornar viáveis – no contexto brasileiro – tais ideais. A diminuição das desigualdades não é apenas social e economicamente benéfica para ambos os lados envolvidos, mas também uma oportunidade para empreender e criar negócios: as diferenças entre oferta e demanda são tão grandes que o esforços investidos geram retornos imensos.

Até a próxima segunda-feira!

victor*Victor Oliveira – 5º engenheiro da Uber; deixou a graduação de lado para trabalhar na aceleradora I/O Ventures; serial entrepreneur com algumas startups de sucesso no portfólio; é atualmente CEO da @CheesecakeLabs, tendo como missão melhorar a conectividade mundial (começando pelo desenvolvimento de apps) e diminuir suas desigualdades.

 

O post Brasil, Mundo e o Agora apareceu primeiro em Startupi.

ffab oNvYyHsjQ

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot