X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasileiro canta e toca violão enquanto recebe cirurgia no cérebro


Um vídeo surpreendente tem percorrido as redes sociais nos últimos dias: nele, um paciente toca violão enquanto uma equipe médica realiza cirurgia na cabeça dele. O que você talvez não saiba é que o paciente é brasileiro e a cirurgia foi feita em um hospital de Tubarão, Santa Catarina.

O bancário Anthony Kulkamp Dias foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro. Em procedimentos como esse, é comum o paciente ser mantido acordado para que a atividade cerebral possa ser monitorada, assim evitando quaisquer lesões em áreas sensoriais, motoras e de fala.

De acordo com um comunicado do Hospital Nossa Senhora da Conceição:

“A cirurgia trata-se de um grande avanço na medicina, pois é possível fazer, de forma segura, um verdadeiro mapeamento do cérebro do paciente, evitando-se lesões que podem comprometer áreas importantes e refletir na qualidade de vida do paciente.”

De acordo com o Dr. Jean Abreu Machado, diretor clínico do hospital e anestesiologista da cirurgia, procedimentos neurocirúrgicos como esse são, geralmente, realizados com o paciente sob anestesia geral, ou seja, inconsciente, desta forma evitando possíveis dores.

Entretanto, quando o tumor é localizado muito próximo de áreas sensíveis — de fala, movimentação e sensibilidade — existe o risco destas serem danificadas e perdidas durante a cirurgia, por isso a necessidade de manter o paciente acordado. Ele explica que ao monitorar as áreas sensíveis em tempo real, é possível diminuir as chances de lesão, otimizando o tratamento:

“Mantendo o paciente acordado durante a cirurgia, estas áreas podem ser monitoradas em tempo real. É feito uma espécie de mapeamento das áreas importantes”

Dias tocou e cantou Yesterday do Beatles; Bem Maior, do Roupa Nova; Telefone Mudo, do Trio Parada Dura; e Emanuel, canção original que compôs para o filho recém-nascido. “Os médicos pediram para eu repetir a música sertaneja (“Telefone mudo”) duas vezes. Então teve até bis”, diz em entrevista ao G1.

A cirurgia levou 9h para ser completada e Dias intercalou cada música com descansos. Machado o ajudou com o peso do violão. “A mão do lado direito estava um pouco fraca por causa do lado onde eles estavam mexendo. Então eu parava e descansava”, conta.

Não é a primeira cirurgia cerebral com pacientes acordados do Hospital Nossa Senhora da Conceição, mas é a primeira em que um paciente toca violão. Entretanto, a primeira cirurgia do tipo — na qual um paciente toca um instrumento enquanto é operado — ocorreu há cerca de dois anos, nos EUA: um paciente em tratamento da doença de Parkinson tocou guitarra enquanto o cérebro dele era operado. Os médicos precisavam saber o local exato do cérebro em qual eletrodos seriam instalados para tratar a doença.

Assim como Dias, Brad Carter não foi o primeiro a passar por tal operação acordado, mas foi o primeiro a tocar um instrumento durante o procedimento. A operação não curou a doença de Carter, mas o ajudou a controlar melhor os tremores. E assim como Dias, Carter também gravou um vídeo da operação, que você pode conferir abaixo. [Facebook, G1, BBC]

O post Brasileiro canta e toca violão enquanto recebe cirurgia no cérebro apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aacea t ElOV

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot