X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasileiro faz Siri “entender” português


Uma das coisas mais legais do iPhone 4S é o Siri, aquele assistente virtual esperto. O problema é que por mais que você pague rios de dinheiro pelo iPhone no Brasil, o Siri só fala 3 línguas, e o português ainda não é uma delas. Pedro Franceschi não aceitou esta limitação e pôs-se a trabalhar para fazer o Siri ao menos entender o que a gente deste país ensolarado fala. E ele conseguiu, como mostra neste vídeo:

Como o Pedro (um carioca de 15 anos!), com a ajuda de dois amigos chegou a isso? Ele basicamente criou um desvio enorme e engenhoso. Se eu entendi bem toda a explicação, o primeiro passo foi fazer o iPhone entender o PT-BR, e para isso ele aproveitou o Dragon Dictation, um app que reconhece muitíssimo bem a fala em português e é da Nuance, que provê a tecnologia do Siri. O mesmo app, com um bocado de engenharia reversa, era capaz de pegar o conteúdo escrito em português, passar para inglês e criar um arquivo de áudio em inglês (lendo o texto). Através de uma interface para Mac chamada SiriProxy foi possível acessar os servidores do Siri com este novo arquivo de áudio. Como o caminho é bem mais longo, há um certo delay entre o que ele fala e a resposta (como você pode observar na parte acelerada do vídeo), mas o resultado é animador: o Siri entendeu a pergunta e respondeu, em texto, em português — a fala permanece em inglês, naquela voz que eu já acho meio assustadora/engraçadinha.

A conclusão do Pedro é que a Apple já tem a tecnologia para fazer o Siri funcionar em português, mas decidiu por algum motivo não incluí-la nesta primeira fase do Beta — ela nem é mencionada como línguas garantidas para 2012. Há outras razões para o atraso também: o Siri é tão esperto por usar bastante informações diretamente do Wolfram Alpha ou do Yelp (para recomendações de restaurante, por exemplo), e esse banco de dados por enquanto basicamente não tem informações relevantes em português, o que diminuiria a funcionalidade do recurso. Pelo que o Pedro demonstrou, aparentemente o Siri já pode ser usado no mínimo para coisas mais básicas (como clima, calendário e outras tarefas do próprio celular) em português, mas ainda demora para ele virar um assistente de verdade e a Apple vender isso em suas campanhas de marketing. De todo modo, antes um Siri manco que nenhum Siri, certo?

Vale dar uma passada lá no blog do Pedro para ver a explicação do hack, com direito a anotações no vidro dignas de cientista maluco. Ele prometeu que tão logo o jailbreak para o iPhone 4S saia ele disponibilizará uma maneira de fazer o Siri entender o português. Falar é outro papo — o cachê da Claudinha ainda está sendo discutido.

ffdf EVwXCkDDM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot