X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasileiros classificados na maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do mundo concorrem a US$ 4 milhões


A Intel Brasil anuncia a Delegação Brasileira de jovens estudantes selecionados para disputar a edição de 2011 da maior feira pré-universitária de ciências do mundo – Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Patrocinado pela Intel, o grupo é composto por 28 estudantes representando 18 projetos que foram finalistas das duas principais feiras nacionais – FEBRACE (São Paulo, SP) e MOSTRATEC (Novo Hamburgo, RS).

A Intel ISEF deste ano acontecerá em Los Angeles, EUA, entre os dias 8 e 13 de maio contando com a participação de 1.500 estudantes que apresentarão projetos de 60 diferentes países concorrendo a mais de US$ 4 milhões em bolsas de estudos e outros prêmios.

A Delegação que representou o país em 2010 alcançou número recorde de premiados da história da participação brasileira na competição. Com 19 premiações e duas menções honrosas, o grupo se classificou como terceiro país mais premiado, atrás das equipes norteamericana e chinesa. Cinco estudantes brasileiros foram premiados em 1º e 2º lugar em diversas categorias, e foram homenageados pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), que batizou asteroides em homenagem aos vencedores.
“Talento, curiosidade e oportunidade são ingredientes fundamentais para o desenvolvimento de um cientista. Ao estudante, cabe o talento e a curiosidade, já as oportunidades devem ser geradas pela sociedade. A Intel patrocina e apoia feiras de ciências no Brasil e em todo o mundo para gerar oportunidades a esses futuros cientistas. A Intel Brasil enviará 28 estudantes que representarão 18 ideias brasileiras na Intel ISEF. Ao todo, já enviamos mais de 700 jovens para este intercâmbio cultural e científico”, explica Fernando Martins, presidente da Intel Brasil.

A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. E desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF – Intel International Science and Engineering Fair.
FEBRACE E MOSTRATEC

Para a composição da Delegação Brasileira de jovens que representará o Brasil internacionalmente neste ano, a Intel contou com a parceria das duas maiores feiras pré-universitária do Brasil – FEBRACE (São Paulo) e MOSTRATEC (Porto Alegre).

A nona edição da mostra de projetos da FEBRACE, que aconteceu de 22 a 24 de março, recebeu mais de 300 projetos finalistas de todo o Brasil. Todos foram avaliados por profissionais do mercado e por pesquisadores mestres e doutores da Universidade de São Paulo e universidades parceiras. Dos projetos apresentados, nove foram selecionados para competirem na Intel ISEF vindos dos estados de Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A 25ª edição da Mostratec, que aconteceu entre 18 e 23 de outubro de 2010, recebeu mais de 300 projetos finalistas de todo o Brasil. Para se qualificarem para a Intel ISEF, todos os projetos nacionais foram avaliados por profissionais do mercado, pesquisadores mestres e doutores da Fundação Liberato. Dos projetos apresentados, nove foram selecionados vindos dos estados de Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Conheça os projetos da Delegação Brasileira

AMAZÔNIA
PROJETO: ARVO – Automatic Recycling of Vegetable Oil
De: Manaus, AM
Estudantes: Allan Soares de Sousa, Líbia Ezagui Torres de Brito e Marcel de Almeida Siqueira.

A máquina desenvolvida é capaz de gerar com eficiência sabão em barra de alta qualidade a partir da adição de óleo vegetal usado, soda cáustica, amaciante e água.

CEARÁ
PROJETO: Projeto Energia Positiva – A utilização de pequenos aerogeradores na produção e consumo sustentável do potencial eólico de Acaraú
De: Acarau, CE
Estudantes: Arbiston de Sousa Borges, Rivan Rocha Pará
O projeto consiste num aerogerador doméstico capaz de aproveitar satisfatoriamente a energia cinética oferecida pelos ventos e convertê-la em energia elétrica por meio do uso de sucata para o barateamento dos custos da estrutura.

PROJETO: Utilização da robótica educacional como auxílio no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas
De: Maracanaú, CE
Estudantes: Wanderson Magalhães da Costa e William Braga de Sousa
Por meio da utilização de um robô inseto como elemento mediador no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de matemática e física, estudantes que participaram de oficinas de robótica obtiveram um crescimento 68% na média das notas em matemática e de 87% em física.

MARANHÃO
PROJETO: Avaliação dos parâmetros físico-químicos e dos aspectos ambientais no desenvolvimento de um carvão alternativo.
De: Imperatriz, MA
Estudante: Carlos Guilherme Lopes Grotto
Desenvolvimento de um tipo de carvão alternativo, com vantagens em parâmetros físico-químicos e menor índice de poluição. O carvão produzido apresenta maior eficiência em todos os fatores físico-químicos analisados.

PROJETO: Aproveitamento Sustentável do Buriti (Mauritia Flexuos): Uma Alternativa ao Desenvolvimento das Comunidades Rurais do Oeste Maranhense
De: Imperatriz, MA
Estudante: Emily Ferreira Soares
O projeto tem como objetivo contribuir para a conservação e o uso sustentável das florestas nativas da palmeira Buriti, por meio do estímulo ao desenvolvimento da cadeia produtiva do buriti.

PARÁ
PROJETO: Pesquisando a Ação Larvicida do Melão-de-São-Caetano
De: Abaetetuba, PA
Estudante: Rafael Carmo da Costa
O estudo apresenta o emprego da erva melão-de-são-caetano (Mormodica charantia) como larvicida eficaz sobre as larvas do Aedes aegypti.

PERNAMBUCO
PROJETO: O índice constitucional
De: Recife, PE
Estudante: Ana Sofia Cardoso Monteiro
O projeto apresenta o Índice de Constitucionalidade (IC) como um avaliador social que explora parâmetros neutros ao categorizar o desenvolvimento com o objetivo de não tarjar a efetividade de sistemas governamentais, mas avaliar sua eficiência jurídica.

PROJETO: A problematização como estratégia pedagógica em educação nutricional: uma abordagem socioconstrutivista
De: Recife, PE
Estudante: Heitor Geraldo da Cruz Santos
A pesquisa consiste num estudo de caso sobre a eficiência de uma metodologia de educação nutricional que problematiza o processo de aprendizagem e considera alguns aspectos do socioconstrutivismo no processo de mudança de comportamento alimentar.

RIO DE JANEIRO
PROJETO: Produzindo Bio-DME, transformando poluição em energia
De: Macaé, RJ
Estudante: Lucas Ribeiro Mata
Um equipamento inovador foi desenvolvido com o objetivo do produzir uma planta de produção do DME (dimetil-éter) a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar utilizando sucata comum.

RIO GRANDE DO SUL
PROJETO: TouchingNotes II – música para os sentidos
De: Novo Hamburgo, RS
Estudante: Vinícius Guilherme Müller
O projeto trata do desenvolvimento de um dispositivo capaz de interpretar comandos no protocolo MIDI, provenientes de um teclado musical ou do computador, codificando as notas tocadas em vibrações.

PROJETO: Biolixiviação Anti-cromo
De: Novo Hamburgo, RS
Estudantes: Marcelo Jung Eberhardt, Patrick Comassetto Führ
O projeto de Biolixiviação anti-cromo visa o remanejamento do cromo presente na serragem de rebaixadeira por meio da biolixiviação com Acidthiobacillus ferrooxidans.

PROJETO: Análise da impregnação de nanopartículas de dióxido de zircônio e de prata com quitosana em um tecido para tratamentos de saúde II
De: Novo Hamburgo, RS
Estudante: Kawoana Trauman Vianna,
Esta pesquisa visa produzir um tecido para a confecção de meias e curativos para tratar os problemas do pé diabético, evitando amputações ou auxiliando no pós-operatório de cirurgias. O material desenvolvido é capaz de ativar a circulação sanguínea e evitar infecções.

PROJETO: Produção Limpa de Biodiesel de Microalgas II
De: Novo Hamburgo, RS
Estudante: Vitória Rech
Tendo em vista os problemas sociais e ambientais causados pelo aumento da emissão de dióxido de carbono devido, principalmente, à queima de combustíveis fósseis, este projeto prevê a utilização de uma matéria prima renovável, a microalga Nannochloropsis oculata, para a produção de biodiesel.

SÃO PAULO
PROJETO: Padronização e uso de “sulfitômetro” para detecção rápida de sulfitos em pescados
De: Santos, SP
Estudantes: Gabriela Ono, Angela Di Gianni, Giovanna Calçada Tanniguchi
O projeto propõe um método para a detecção dos sulfitos no pescado. Seu uso em pescados e derivados mostrou que 1% das pessoas são sensíveis a sua presença e podem desenvolver manifestações como urticária, rubor, náuseas, diarreia, asma, podendo chegar até ao choque anafilático.

PROJETO: Oleoquímica: Reutilização de óleo de soja para produção de resinas alquídicas
De: São Paulo, SP
Estudantes: Adriana Ferreira Santana, Tiago Tolone Craveiro de Oliveira
Este trabalho apresenta uma possibilidade de reutilização do óleo de soja por meio da produção de resinas alquídicas. Além da viabilidade ambiental, a produção de tais resinas apresenta viabilidade econômica.

PROJETO: Sulfonação de Poliestireno: Aplicação na retenção de íons de metais pesados da água II
De: São Paulo, SP
Estudantes: Amanda De La Rocque Rodrigues, Carlos Henrique Leite da Silva e Paolo Damas Pulcini
O projeto tem o objetivo de transformar o isopor em uma resina de troca iônica por sulfonação em meios homogêneos, contribuindo para remover o isopor do meio ambiente.

PROJETO: Tecendo Saúde: A tecitura de substâncias antimicrobianas a partir da ooteca da aranha Phoneutria Nigriventer II
De: São Paulo, SP
Estudante: Leonardo de Oliveira Bodo
O objetivo da pesquisa é encontrar novos antibióticos que reduzem, em quase 100%, as chances dos microrganismos adquirem resistência. Segundo o pesquisador, uma hipótese é que seria possível encontrar substâncias antibióticas na ooteca da aranha Phoneutria nigriventer, já que também é usado para proteger os ovos das presas e também de infecções.

PROJETO: Métodos educacionais para atual juventude e portadores de déficit de atenção e/ou hiperatividade
De: São Paulo, SP
Estudante: Matheus Manuppella
O projeto propõe a utilização de jogos de vídeo como método de concentração e autocontrole para adolescentes portadores de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

mExoZuWChY

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot