X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasileiros criam plataforma de inteligência musical


playax

Imagine uma ferramenta capaz de “ouvir” simultaneamente milhares de rádios, TVs e sites, identificando automaticamente as músicas que estão tocando neste exato momento e, a partir destes dados, gerar relatórios e análises detalhadas sobre o artista, o público e a própria fonte emissora. Criada por brasileiros, a Playax é uma plataforma de inteligência musical que promete transformar o mercado da música como o conhecemos, seja do ponto de vista das oportunidades de negócio, seja no gerenciamento mais eficiente dos direitos autorais.

“A versão beta que colocamos no ar contém a infraestrutura básica da plataforma que já oferece informações que permitem, por exemplo, identificar as cidades com maior potencial para receber um show do artista e desenvolver ações promocionais diretas. Nossa meta é ativar esses dados para criar um marketplace que possa conectar o ecossistema da música, além de auxiliar no gerenciamento de direitos autorais. Queremos transformar a inteligência em ação e essa em oportunidades de receita para todos os envolvidos na cadeia produtiva”, explica Juliano Polimeno, que ao lado de Daniel Cukier é co-fundador da Playax.

No ar desde o final do ano passado, a plataforma tem sido utilizada por dezenas de músicos, alguns deles bastante conhecidos pelo público, como Ivan Lins, Fernanda Abreu, Jorge Vercillo e Frejat. A Playax, inclusive, foi uma das selecionadas para o programa Startup & Makers Camp na Campus Party Brasil. “Foi uma oportunidade para trocarmos experiências com outras startups e com o público, e obtermos diferentes feedbacks que pode nos ajudar a aprimorar a ferramenta”, diz Juliano.

_DSC5708

A Playax desenvolveu uma tecnologia que agrega diferentes tipos de fontes de música, seja o streaming de uma rádio, vídeos na web ou o API de um site. “Todas as músicas que ‘passam’ por essas fontes são identificadas através de um algoritmo chamado ‘audio-fingerprint’ – similar ao de aplicativos como Shazam e SoundHound – que realiza o reconhecimento através das características acústicas da música”, explica Daniel.

Só para se ter uma ideia, atualmente a Playax é capaz de ouvir simultaneamente 5 mil rádios e webrádios, 40 canais de TV e 50 sites, identificando diariamente mais de 300 mil músicas. Até abril deste ano, o objetivo é chegar a 10 mil fontes emissoras, com uma média diária de 1 milhão de musicas identificadas. “Para se ter uma ideia, o sistema do Ecad, entidade responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais no país, realiza a aferição de pouco mais de 400 rádios e identifica 630 músicas por dia”, explica Juliano.

daef b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

daef brainstorm d qjIDKrITs

daef qxCZjO Y

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot