X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasileiros e portugueses da Wikipedia se dão bem, afirma diretor do site


Da Campus Party, São Paulo — A discussão sobre qual grafia adotar na Wikipedia em língua portuguesa é saudável e estimulada pela instituição, afirmou o diretor-gerente da Wikimedia, Kul Wadhwa, em coletiva de imprensa depois de palestrar na Campus Party.

Wadhwa conta que os brasileiros e os portugueses geralmente partem para o diálogo e discussões saudáveis quando há alguma discrepância sobre a forma com que certos termos aparecem na enciclopedia livre. Por exemplo, os monitores que nós usamos no Brasil viram ecrã quando em Portugal. Qual seria o certo?

Para o diretor-gerente essa questão não se limita à Wikipedia em língua portuguesa. Wandha cita uma versão da Wikipedia em inglês para indianos que frequentemente sofre alterações de usuários dos Estados Unidos e da Inglaterra que pensam estar ajudando na manutenção do site ao “corrigir” termos populares na Índia pelos usados em seus respectivos países.

“Fazemos a divisão por língua. Também por território, mas principalmente pelo idioma.” Não faria sentido, portanto, criar uma versão da Wikipedia para os brasileiros e outra para os internautas de Portugal. Pelas regras da enciclopedia é considerado deselegante que um usuário troque uma palavra por outra em um verbete apenas por ela ser mais popular na variante da língua adotada no país em que vive.

af zpScXYIfpE

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot