X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Câmeras de alta velocidade revelam por que o sódio explode na água


O GIF acima mostra uma das reações mais clássicas em aulas de química: jogue um pedacinho de sódio puro na água, e isso cria uma explosão. A reação química é fácil de se entender, mas sempre houve uma peça faltando nesse quebra-cabeça – e cientistas finalmente a descobriram usando câmeras de vídeo de alta velocidade.

O sódio é um dos metais alcalinos altamente reativos. Na sua forma pura, o metal macio e brilhante reage com a água para formar hidróxido de sódio (NaOH) e hidrogênio gasoso (H₂). A reação também libera muito calor, o suficiente para queimar o gás hidrogênio – por isso ocorre a explosão.

Isso é provavelmente o que o seu professor de química disse a você, mas Pavel Jungwirth – da Academia de Ciências da República Checa – sabia que faltava resolver alguns detalhes dessa reação.

Normalmente, para criar uma explosão, é preciso misturar bem os elementos químicos. Mas a interação do sódio com a água é diferente: ele está na forma sólida, e só os átomos de sua camada exterior podem reagir.

Tem mais: o gás hidrogênio acaba criando uma camada que separa o sódio da água, o que deveria desacelerar a reação. No entanto, ela acontece cada vez mais rapidamente até acontecer a explosão.

Ou seja, há muitos fatores conspirando para a reação não acabar em um boom – mas isso acontece mesmo assim. Por quê? Pavel sacou uma câmera de alta velocidade para descobrir; seu estudo foi publicado na revista Nature Chemistry.

A Science explica:

As câmeras capturaram um efeito nunca antes visto. Menos de um milésimo de segundo após a reação começar, dezenas e centenas de protuberâncias pontiagudas de metal perfuram a água… Essas pontas surgem porque, segundo os pesquisadores, quando os elétrons fogem do metal para a água, acumula-se uma carga positiva intensa.

A repulsão mútua dessas cargas positivas acaba dilacerando o metal, e ela explode em pequenas agulhas. Isto aumenta a área de superfície do metal em contato com a água, gerando uma reação vigorosa. As simulações de computador realizadas pelos pesquisadores confirmaram este efeito…

Aí está: um experimento clássico de química enfim explicado – inclusive em seus detalhes – com a ajuda da tecnologia do século XXI. Para entender melhor o básico da reação, confira o vídeo abaixo do Manual do Mundo. [Science]

GIF via YouTube

O post Câmeras de alta velocidade revelam por que o sódio explode na água apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cdac FeYnueTVE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot