X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Caronas são nova ‘tendência’ dos apps Lyft e Uber


Depois dos aplicativos de chamar táxi, a nova sensação são os aplicativos especializados em alugar carros comuns para corridas dentro da cidade, como o Lyft e o Uber. Eles funcionam quase como que uma central de taxistas freelancers, que oferecem a corrida por um preço mais conveniente do que os taxistas oficiais. Ilegalidades à parte (em muitas cidades, oferecer corridas é algo que pode ser feito apenas por profissionais cadastrados como taxistas, o que garante uma segurança ao serviço), agora a nova onda desses mesmos apps é o chamado carpooling, que nada mais é do que a boa e velha carona, só que agora organizada por apps, o que facilita bastante o esquema.

No UberPool, funciona assim: você divulga o trecho que vai percorrer e o sistema te conecta com outras pessoas que tem interesse em fazer aquele mesmo trajeto, e vocês dividem os custos da viagem. Revolucionário? Eu acho que não, já que eu fazia isso desde 2008, compartilhando caronas dos trajetos entre São José dos Campos e Campinas com universitários completamente desconhecidos.

uberpool-iphone-5s

O Lyft também está oferecendo esse serviço, com o nome de Lyft Line, ainda que tenha deixado menos claro como os pagamentos funcionariam, já que eles inclusive oferecem a primeira ‘carona compartilhada’ grátis.

lyft-line

“Ah, mas você vai andar de carro com pessoas desconhecidas?”, alguém deve estar se perguntando por aí. Pois é,

a ideia parece assustadora, mas a verdade é que esses aplicativos especializados ajudam a passar ainda mais segurança do que a que eu tinha quando marcava uma carona via email.

Eu não tinha a menor ideia de quem era aquela pessoa, e minha mãe obviamente ficava em pânico me esperando chegar sã e salva em casa, e achando aquilo que eu estava fazendo um enorme despautério.

A verdade é que tolice mesmo era não pegar carona. O acordo entre os universitários era que a gente tinha uma tabela de ‘ajuda de custo’ por caroneiro. A pessoa que oferecia a carona cobrava em média o equivalente à meia passagem do trajeto entre as duas cidades, o que ajudava a amenizar os custos da viagem de carro e facilitava muito a vida de quem não podia contar com a benesse de ser proprietário de um veículo automotor. Assim, ao invés dos caroneiros gastarem 4 ou 5 horas de viagem de ônibus, podiam ficar apenas 2 horinhas na estrada, e o motorista ainda podia quase zerar seus custos com combustível e pedágio, ficando apenas com os gastos de manutenção do carro.

Iniciativas como essa do UberPool e do Lyft Line já existem no Brasil, mas em outros formatos. São grupos de email, grupos do Facebook, sites específicos (na época tinha o Caronas Unicamp, que depois se transformou em Unicaronas), e recentemente a startup tripda oferece o modelo de compartilhamento de carros para trajetos comuns.

Para quem olha uma iniciativa dessas e morre de medo, eu posso dizer pela prática que não é esse horror todo não. Claro que vão ter experiências horríveis, de gente que dirige igual o nariz, que não é gentil com quem está pegando a carona, ou que não consegue te deixar em um local minimamente conveniente. Mas as experiências boas superam em muito as ruins, e além de economizar uma boa grana, é uma chance de conhecer pessoas, fazer amizades, e quem sabe até engatar um relacionamento. Foi, inclusive, uma das experiências mais legais da faculdade.

A vantagem do tal ‘carpooling’ via aplicativos é que as ferramentas provavelmente vão oferecer um jeito de você saber quem é o fulano que vai dirigir naquele trajeto, ler alguma dica sobre ele, ou saber qual é a avaliação dele dentro do sistema. Ou seja, eu diria até que ficou mais seguro pegar carona via apps.

Quem sabe é uma boa solução para o eterno conflito entre transporte privado e transporte público das grandes cidades.

dad b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

dad brainstorm d qjIDKrITs

dad gGMcKLhzS

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot