X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Carta a um jovem adolescente de 18 anos


Não sei por onde começar a escrever esta carta porque assim como eu no passado, você não ouve qualquer frase com mais de três palavras que eu te diga. Mesmo assim estou tornando esta carta pública para que não só você, mas outros jovens de 18 anos, como meus filhos, possam de alguma forma tirar alguma lição das coisas que vou dizer a seguir. E não faço isso porque quero te mostrar que eu sou o certo e você o errado, mas porque sinceramente te amo e não quero que você tropece nos mesmos problemas que tropecei. Te amo tanto que não quero realmente que você sofra primeiro para depois poder aprender as coisas que aprendi. Logo, aí vão minhas dicas para você…

Não se ache melhor que os outros e não coloque as outras pessoas abaixo de você. Eu também pensava que sabia um monte sobre um monte de coisa quando tinha essa idade e na primeira oportunidade que tinha, soltava jargões técnicos sobre as coisas que eu sabia na mesa para me colocar acima das outras pessoas. Isso afasta as pessoas de você. Tome cuidado. Ao invés disso, ouça as outras pessoas, pois as boas ideias que tive surgiram quando ouvi a opinião das outras pessoas sobre aquilo que eu fazia. Hoje eu coloco tudo o que as outras pessoas falam na balança, pois mantenho a convicção de que eu sempre posso estar errado.

Compre apenas aquilo que precisa. Toda a estrutura educacional e capitalista do mundo criou você para ser um consumidor. Compreenda isso e nunca mais se veja na situação de sentir vergonha ou remorso por não ter dinheiro para comprar aquilo que não precisava. Se precisa de um tênis, procure um com valor justo, não um de marca com um valor super inflacionado. Mantenha seus bens no controle, desde as suas próprias roupas, e saberá administrar patrimônios maiores no futuro.

Compreenda que você não precisa fazer sacrifícios para ser feliz. Não é porque você começou algo que você precisa terminar. Isto vale para tudo. Desde relacionamentos até um trabalho. Se não está feliz e se equivocou no momento da escolha, seja sincero com as pessoas que se envolveram nesse projeto com você e saia. De forma alguma sustente algo penoso acreditando que no final do percurso você será salvo. Você conduz a sua vida e não precisa sofrer para saber o que é melhor par você.

Estudar é muito bom, mas se conhecer é a chave para uma vida mais feliz. Tente a todo momento verificar o seu comportamento, seus pensamentos e suas emoções, procurando encontrar aquilo que precisa se desfazer e aquilo que precisa manter. Quanto antes você aprender a fazer este exercício, melhor, pois na vida existirão vários momentos que te tirarão do seu prumo e você deverá escolher a melhor forma para agir. Agir por impulso pode resultar até mesmo em um crime e afetar toda a sua vida. A felicidade está dentro de você, logo, o que está fora de você, seus conhecimentos, suas relações e seus trabalhos, são apenas indicações daquilo que você pode melhorar dentro de você.

Cuide das pessoas com quem se relaciona. Se não sabe muito bem o que quer de um relacionamento, tome a atitude de não se envolver muito com alguém antes de ter certeza do que quer com ela. Deixe isso claro para ela e tome seus cuidados. Não transe sem camisinha. Além de poder contrair uma doença, pode gerar uma vida inesperada e ter que mudar todos os seus planos dali pra frente.

Não tome álcool ou use drogas. Na verdade, afaste-se de todo hábito que levar embora o seu dinheiro, o seu tempo, a sua saúde ou a sua autoestima. Para obedecer a esta regra, basta verificar como você se sente depois que pratica uma atividade que leva embora um desses bens que citei.

Trate bem seus pais, apesar dos julgamentos que você faz sobre eles. Lembre-se que só pelo fato de eles um dia terem carregado você no colo quando você não sabia andar e limpado a sua bunda quando você fazia cocô na fralda, é uma razão para você tratá-los bem. Cuide do que diz para a sua mãe, pois ela é a representação do amor na sua vida. Cuide do que diz para o seu pai, pois ele irá lhe apoiar a fazer o seu trabalho no mundo.

Fique atento as coisas que você faz bem e que lhe são fáceis. São nessas atividades que provavelmente estão os seus talentos. Quanto mais conhecimento você tiver daquilo que você faz bem, melhor, pois você poderá desenvolver ainda mais esses talentos e atividades, servir aos outros com eles e montar grandes empreendimentos.

Não escolha (de forma alguma) a sua carreira por causa do dinheiro. Compreenda que esse pensamento é puro preconceito, pois conheço médicos que não ganham tão bem ao passo que conheço outros que ganham muito dinheiro. O mesmo para advogados, engenheiros e dançarinos. Eu cometi esse erro e ralei muito para encontrar aquilo que eu precisava fazer. Existem zilhões de profissões novas no mercado e você também pode criar a sua.

Afaste-se das distrações e prazeres e mantenha uma visão de longo prazo da sua vida. Monitore se cada decisão que toma está alinhada com a visão de longo prazo que construiu para a sua vida. Pense na sua vida como um projeto e não como algo que precisa ser solucionado agora. A melhor metáfora que encontrei para a vida é pensar nela como um carro em uma estrada. Você sabe o que precisa ser feito para mantê-lo na estrada e não adianta ter pressa e nem fica parado, basta manter o carro na pista em velocidade constante que ele chegará no seu destino conforme o tempo progride.

A vida não é algo que precisa ser consertado. Todo o universo está dizendo SIM para você enquanto você procura os problemas da vida para consertá-los. Cuide dos seus pensamentos, das suas emoções e das suas atitudes e não se apegue a eles, pois todos são passageiros, assim como onde você está agora, quem é e a posição que ocupa. Ora você estará pra baixo e ora você estará pra cima. Não se entristeça quando estiver pra baixo e tampouco se entusiasme quando estiver pra cima. O segredo é estar sempre em equilíbrio como sobre uma prancha de surf sobre as ondas.

Por fim, cuide-se. Saiba que realmente tem muito mais gente que te ama nesse mundo do que você percebe agora. Todas trabalhando para que você seja feliz e se realize como pessoa e profissional. Sucesso e insista sempre em você, pois isto vale muito à pena. Love you.

bb insistimento d WdqtTZIU

bb ASllAyUA

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot