X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Chats: a última experiência realmente íntima da internet


A internet sempre prometeu um certo tipo de conexão entre as pessoas, e essa promessa está cada vez mais perto de se tornar realidade: nós podemos falar com qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar! Mas embora a web tenha nascido no texto puro do IRC e fóruns de discussão, a expectativa era que, hoje em dia, todas nossas conversas fossem multimídia, dinâmicas e visuais.

“A trasmissão de áudio e vídeo nos permitirá utilizar nossas vozes, expressões faciais e linguagem corporal — será quase como uma conversa real”, imaginou o ciberpsicológo John Suler nos idos de 1996. “Será que quando isso acontecer, os chats cairão em desuso?”

Quase 20 anos se passaram, e hoje observamos uma explosão de aplicativos como o Slack, GroupMe e WhatsApp, o que sugere que os chats são mais importantes do que nunca. A promessa identificada por Suler nos anos 90 ainda está viva, mas de um jeito um pouco diferente. Salas de bate-papo oferecem um raro espaço para conversas privadas dentro de uma internet cada vez mais perigosa. Duas décadas depois, esses chats são, possivelmente, o único lugar privado da internet.

Lugares seguros

Algumas das minhas primeiras memórias da internet envolvem o AIM, da AOL. Depois de abandonar as salas de bate-papo, eu comecei a usar essa plataforma para conversar incessantemente com meus amigos, escondida na segurança do porão que abrigava o computador de mesa da minha família.

abecc H iojFcss

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot