X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cidades-sede da Copa vão ampliar número de cooperativas


A capital potiguar, assim como as demais cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014, terá de ampliar o número de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis até o próximo ano. A quantidade deverá passar de cerca de 50 para 700 entidades, o que poderá elevar a qualidade do produto reciclado que é entregue à indústria, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Isso é o que estima o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley de Souza Carneiro. 

O executivo participou nessa segunda-feira (19), em Natal, do Seminário Motores do Desenvolvimento, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e jornal Tribuna do Norte, que teve como tema A Indústria e As Ideias Sustentáveis. Shelley Carneiro abordou assuntos como os tópicos que nortearam a lei federal de número 12305/2010, a política de logística reversa de resíduos sólidos e a desoneração para o setor que atua com reciclagem. Na avaliação do gerente da CNI, a poluição e o desperdício afetam diretamente a produtividade da indústria. 

O painel da palestra de Shelley de Souza Carneiro foi mediado pelo superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, que o questionou sobre as oportunidades que surgem nas áreas de reciclagem e logística reversa para as micro e pequenas empresas. “As oportunidades existem e são imensas, no entanto, é importante que o governo esteja presente, trabalhando em parceria com o setor empresarial. Acredito que assim é possível criar muitas oportunidades para o empreendedor brasileiro”, respondeu Shelley Carneiro. 

O gerente da CNI também apontou como desafio a mudança na estrutura da lógica tributária para o segmento, de forma a estimular as cadeias de reciclagem. Isso passa pela desoneração de impostos como IPI, ICMS, Pis, Confins e até imposto de renda sobre materiais reciclados, prestação de serviços e transporte envolvidos na logística reversa. Segundo ele, a redução na carga tributária dessa cadeia produtiva deverá ocorrer até novembro.

O tema licenciamento também entrou nas discussões do painel. O diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Manoel Jalmir Fernandes Júnior, ratificou que o sistema de licenciamento ambiental eletrônico – o Sislia – deverá ser apreciado pela Assembleia Legislativa do Estado e, em seguida, começar a ser testado. O sistema foi desenvolvido em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Norte, que pleteia a desburocratização para que pequenas e micro empresas com baixo potencial poluidor obtenham as licenças ambientais. “Este mês, devemos começar os testes e, em setembro, vamos operar”, garante Jalmir Fernandes. 

O Sislia atende às demandas de quem busca licença simplificada, licença de regularização de operação, renovação de licença, dispensa de licença e autorização especial. Isso representa, segundo visão do diretor do órgão ambiental, metade das demandas do Idema. 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot