X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ciência com cara de Hollywood: objetos se tornam microfones visuais


Parece um trecho digno de ficção científica ou de um episódio de CSI, mas é ciência de verdade! Um experimento realizado por pesquisadores do MIT descobriu que é possível recuperar sons com uma qualidade bastante razoável ao analisar vídeos de objetos do dia a dia que estavam no mesmo local do áudio em questão.

Isso é possível usando uma câmera de altíssima definição, capaz de identificar pequenas ‘deformações’ nos objetos, causadas pelas ondas sonoras. Através de um algoritmo, os cientistas conseguiram reconstruir quais seriam os sons correspondentes àquelas deformações, e foram capazes de recuperar o áudio original, ainda que tivesse alguns ruídos.

“Somos cientistas, e às vezes nós assistimos filmes como ‘James Bond’, e pensamos, ‘ah, isso é drama de Hollywood, não é possível fazer isso’. Isso parece mesmo ter vindo de algum filme. Você descobre que o assassino admitiu sua culpa porque existe um vídeo de segurança que mostra uma embalagem de batatinha frita vibrando”, brincou o pesquisador Alexei Efros, da Universidade da Califórnia.

É bom tomar cuidado com o tipo de coisa que você anda comentando ao lado de um pacote de salgadinhos, hein?

deed b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

aa brainstorm d qjIDKrITs

aa WLMNG RXs

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot