X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas criam técnica que vai permitir aprender à lá Matrix


Como um fã de Matrix, dos irmãos Wachowski, eu sempre fui fascinado pelo mundo retratado no filme. Tirando, claro, a aniquilação eminente da humanidade, a tecnologia mostrada em Matrix sempre me deixou boquiaberto e querendo que o futuro chegasse logo. Se depender de cientistas americanos e japoneses, tal futuro está mais perto do que imaginávamos: eles conseguiram criar uma técnica que vai permitir aprender ao estilo Matrix.

Para os jovens leitores que ainda não viram o filme, eis um spoiler que é demonstrado no vídeo abaixo: no mundo de Matrix as pessoas aprendem coisas por meio de download de informações diretamente no cérebro. Felizmente a técnica criada pelo grupo de cientistas da Universidade de Boston, nos EUA, e da Universidade de Kyoto, no Japão, não exige fincar um pedaço de metal na massa cinzenta.

(Vídeo no YouTube)

Em uma tradução livre, a técnica se chama “Aprendizado Perceptual Induzido por Neurofeedback de um fMRI Decodificado Sem Apresentação de Estímulo”. Ou APINFDSAE, se você quiser usar a sigla traduzida que eu acabei de inventar.

O artigo que descreve essa técnica foi publicado na revista Science da semana passada e basicamente usa uma máquina de ressonância magnética para estimular a criação de padrões já pré-conhecidos dentro do cérebro. Seria possível, por exemplo, gravar um padrão de alguém que é bom em natação e implantar esse padrão em outras pessoas que não saibam nadar, fazendo com que elas aprendessem essa útil habilidade.

Com a criação da técnica, no entanto, veio um dilema: como ela permite implantar esse tipo de padrão sem a necessidade de um estímulo visual, poderíamos em teoria implantar padrões em cérebros de pessoas sem que elas soubessem. Por isso os cientistas estão cautelosos com o desenvolvimento dessa técnica, para impedir que elas caiam nas mãos erradas e sejam usados com fins menos do que legítimos.

Para ser sincero, acho que a questão da ética é um ponto interessante e que deve ser debatido. Mas quero saber mesmo é onde me voluntario para ser cobaia desse experimento.

Com informações: iO9.

Artigos relacionados:

Cientistas criam técnica que vai permitir aprender à lá Matrix

KGUJrlHEsH

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot