X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas criam um órgão inteiro dentro de animal pela primeira vez


Nós já vimos por aqui que pesquisadores conseguem criar órgãos – como rins e fígados – em laboratório. Mas e se pudéssemos cultivá-los diretamente em um organismo vivo, apenas injetando algumas células? Parece que agora podemos – pelo menos, de uma forma limitada.

>>> É assim que impressoras 3D estão produzindo olhos, ossos e vasos sanguíneos

Cientistas da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) criaram um timo – órgão especializado do sistema imunológico – em camundongos. Ele produz os linfócitos T, que combatem vírus, bactérias e tumores.

A equipe começou “reprogramando” os genes de células obtidas um embrião de camundongo. Dessa forma, elas começaram a se transformar em células encontradas no timo.

Elas foram então inseridas em camundongos, junto a outras células de suporte, e desenvolveram um timo totalmente funcional, plenamente capaz de produzir os linfócitos T. Os resultados foram publicados na revista Nature.

No entanto, isso não quer dizer que podemos começar a criar corações, pulmões e rins dentro dos seres humanos: os ratos de laboratório têm estruturas anatômicas muito menos complexas, e o timo é um dos órgãos mais simples em qualquer animal, diz a BBC.

Além disso, os cientistas ainda precisam ter certeza de que os órgãos cultivados desta maneira não começarão a crescer de forma incontrolável, desenvolvendo tumores cancerígenos. Mas ei, é um começo. [BBC via Engadget]

O post Cientistas criam um órgão inteiro dentro de animal pela primeira vez apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dbdfb jUjjNdqmDzM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot