X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas descobrem como ouvir conversas usando um saco de batata frita


Cientistas do MIT descobriram que as pequenas vibrações em objetos comuns – como um saco de batata frita, um copo d’água ou até mesmo uma planta – podem ser reconstituídas como som. Tudo o que precisamos é de uma câmera e de um algoritmo.

Ondas sonoras são apenas perturbações no ar. Quando o som atinge algo leve e delicado como um saco de batata frita, o objeto vibra levemente. Mas, claro, as plantas da sua casa (e seus sacos de batata frita) não tremem visivelmente quando você está conversando, por exemplo.

Para capturar esses movimentos pequenos – de até um décimo de micrômetro – a equipe monitorou a cor de pixels individuais ao longo do tempo usando uma câmera. Um comunicado à imprensa do MIT explica como funciona:

Suponha, por exemplo, que uma imagem tem uma fronteira clara entre duas regiões: tudo em um dos lados é azul; tudo no outro lado é vermelho. Mas no limite em si, o sensor da câmera recebe a luz vermelha e azul, e então faz uma média para gerar a cor roxa. Se, ao longo das sucessivas imagens do vídeo, a região azul invadir a região vermelha – mesmo que seja na largura de um pixel – a cor roxa ficará ligeiramente mais azul.

A equipe começou usando câmeras de alta velocidade – que gravam entre 2.000 e 6.000 quadros por segundo – e um vidro à prova de som. Neste caso, a câmera grava mais rápido do que a frequência do som audível. Como você pode ouvir no vídeo acima, é possível entender a fala recuperada das vibrações de uma planta.

ad WJ XXp zc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo