X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas descobrem método para diagnosticar depressão a partir de exame sanguíneo


Uma equipe de pesquisadores da Áustria descobriu uma forma de diagnosticar depressão em pacientes através de um exame sanguíneo – eliminando assim a necessidade das longas entrevistas e terapias para saber se a pessoa realmente sofre de depressão.

O professor Lukas Pezawas do Departamento de Psiquiatria Biológica da Universidade Médica de Viena, liderou a equipe que conseguiu identificar a relação entre níveis de serotonina no sangue e a depressão no cérebro da pessoa. Explicam os cientistas:

A transportadora de serotonina (SERT) é uma proteína na membrana celular que facilita o transporte da neurotransmissora serotonina (popularmente conhecida como “hormônio da felicidade”) na célula. No cérebro, a transportadora de serotonina regula redes neurais de depressão. Doenças depressivas podem ser causadas pela ausência da serotonina. Como resultado, a transportadora de serotonina é também o ponto de ação para os principais medicamentos antidepressivos.

Estudos recentes indicam que essa transportadora de serotonina funciona no sangue da mesma forma como funciona no cérebro, e, assim, a concentração da serotonina no sangue pode ajudar a identificar quando a depressão realmente está presente em uma pessoa. Em outras palavras, a ausência dela no sangue pode significar a ausência desse “hormônio da felicidade”, e, consequentemente, a depressão.

O estudo foi publicado na PLOS ONE. Nele, Pezawas lembra que essa é a primeira vez que um teste sanguíneo ajuda no diagnóstico da depressão – e, mais do que isso, também mostra que pode ser possível usar o sangue para identificar condições mentais, o que até pouco tempo atrás era considerado impossível. [GizMag]

Imagem por m.mate sob licença Creative Commons

edeceea tDjrMkg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot