X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas dizem que golfinhos chamam uns aos outros pelo nome


A maioria das pessoas sabe que os golfinhos são muito inteligentes, mas não imagina o quanto: cientistas dizem que golfinhos chamam os nomes específicos dos seus entes queridos quando se separam uns dos outros. Eles são como nós!

O estudo, publicado em Proceedings of the Royal Society B, diz que os golfinhos usam assobios específicos para chamar outros golfinhos, a fim de se comunicar com eles.

Funciona assim: cada golfinho tem um assobio próprio para transmitir sua identidade – algo como “sou um macho adulto chamado João” – e outros golfinhos conseguem imitar esse assobio. Mas eles só copiam o assobio quando são separados deste golfinho, como se estivessem chamando por ele. Segundo o Discovery News:

Os pesquisadores disseram que os golfinhos copiam os assobios específicos de entes queridos – a mãe ou um amigo próximo do sexo masculino, por exemplo – quando os dois estão separados. Estes “nomes” nunca foram emitidos em situações agressivas ou antagônicas, e só foram direcionados para os entes queridos.

Os assobios copiados também possuíam uma variação exclusiva, de modo que os golfinhos não estavam apenas imitando o outro – em vez disso, os golfinhos estavam colocando o seu “tom de voz” próprio.

O estudo foi realizado com dados acústicos obtidos entre 1984 e 2009 de golfinhos que vivem no mar. Os pesquisadores também analisaram dados de quatro golfinhos adultos que viviam em aquário. Soltos ou em cativeiro, o mesmo foi observado: separe dois golfinhos próximos, e um começa a chamar o outro pelo “nome”.

Então golfinhos conseguem falar? Mais ou menos. O estudo deixa claro que os golfinhos têm um “sistema de comunicação muito complexo e sofisticado” – e chamar outros golfinhos pelo nome é um começo. [Discovery News via NPR]

Foto por Willyam Bradberry/Shutterstock

GqpybjKaA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot