X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas enviam mensagem de um cérebro para outro a 7.000 km de distância


As interfaces cérebro-máquina são fascinantes. Elas apontam para um futuro no qual você pensará em comandos e eles serão enviados para outras pessoas através de um computador. Um novo estudo nos aproxima mais desse futuro. Uma equipe de cientistas, liderada por Giulio Ruffini, conseguiu enviar uma mensagem do cérebro de uma pessoa na Índia para o cérebro de outra pessoa na França, a mais de 7.000 km de distância.

GIZ EXPLICA: Como funciona o exoesqueleto de Nicolelis e qual a relação dele com a troca de mensagens via internet

NICOLELIS: Brasileiro conecta cérebros de ratos pela internet 

Como nota a Popular Science, o processo envolve diversos passos, mas não usa tecnologia de ponta: trata-se de software e hardware de neurorrobótica já criados nos últimos anos.

Na Índia, uma pessoa usa um capacete EEG (eletroencefalográfico), que mede a atividade elétrica do cérebro. Essa tecnologia, aliás, é a mesma usada pelo professor Miguel Nicolelis no famoso exoesqueleto da Copa. Mal comparando, o EEG grava uma orquestra do lado de fora da sala de espetáculo. Ele é menos invasivo, mas também é muito menos preciso. As outras tecnologias, muitas delas defendidas por Nicolelis, colocam chips nos cérebros das pessoas. São mais precisas, mas muito mais invasivas – afinal, você tem de colocar um chip no cérebro da pessoa. Nicolelis, aliás, já conectou cérebros de ratos com chips e fez com que eles trocassem mensagens via internet.

No experimento liderado por Ruffini, o capacete com EEG é conectado a um laptop, que exibe na tela um círculo branco em um fundo preto. A pessoa então move esse círculo usando a mente. Se ele for para cima e para a direita, isso corresponde ao valor 1; se for para o canto inferior direito, o valor é 0.

ff WrWzSxdWQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot