X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cirurgia plástica na Primeira Guerra Mundial estava muito à frente de seu tempo


Você não está vendo três pessoas diferentes. Estas são três fotos do mesmo paciente, o tenente William M. Spreckley, que foi levado ao médico Harold Gillies em janeiro de 1917 com um “nariz atingido por tiro”. Gillies é considerado o pai da cirurgia plástica moderna – e é fácil entender o porquê.

Estas imagens foram exibidas recentemente no Queen’s Hospital, no Reino Unido, e fazem parte de uma coleção que documenta os 3.000 soldados tratados por Gillies entre 1917 e 1925. Ao todo, foram realizadas 11.000 operações – e com elas, muitas vidas mudaram para melhor.

Os documentos, agora disponíveis para os descendentes dos pacientes em findmypast.co.uk, mostram como o trabalho do cirurgião mudou aos poucos a aparência deles. Debra Chatfield, historiadora de família no site findmypast.co.uk, explica ao Telegraph:

O mundo médico deve muito ao Dr. Gillies, assim como os que foram por ele tratados no início do século XX, e os que já receberam tratamento de cirurgia plástica desde então. Sem seus desenvolvimentos pioneiros na área, a cirurgia plástica poderia não ser tão avançada quanto é hoje.

Estes registros são uma fonte importante de informação para historiadores, para o mundo médico e para aqueles interessados em aprender sobre a realidade e as consequências da Primeira Guerra Mundial.

Quanto ao tenente Spreckley, ele foi exonerado três anos e meio depois do tratamento, e viveu uma vida normal. [Telegraph]

Fotos por Find My Past

cc di
cc OxuxxcfyrE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot