X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Claro anuncia rede HSPA+ cobrindo todo o Brasil


E a corrida pela banda larga móvel de alta velocidade (na teoria) começa. A Claro acaba de avisar que vai oferecer o HSPA+ em toda a sua rede, cobrindo o Brasil inteiro. A operadora diz que não vai cobrar nada a mais dos consumidores ao oferecer internet a uma “velocidade média inicial” de 3 Mbps. De acordo com a Claro, o consumidor corre o risco de acessar a internet com picos de 6 Mbps.

A operadora chama a tecnologia comercialmente de 3G+. De acordo com o comunicado enviado para a imprensa, os clientes terão acesso à internet a uma taxa “até” três vezes superior à atual — considerando-se o download, como de costume. A cobertura inicial do serviço inclui 700 municípios, fazendo da rede da Claro a maior do Brasil com suporte à tecnologia.

Para chegar a esse resultado, a Claro teve que promover atualizações tanto no hardware como no software de sua rede. Em termos de software, a atualização permite transmitir mais dados por um mesmo espectro (salvo engano meu). Já no hardware, claro que a companhia precisava de equipamentos compatíveis com o HSPA+.

Diferentemente da Vivo, que oferece o HSPA+ somente para clientes de um dos diversos plano de dados (o mais custoso), a Claro informa que o 3G+ estará disponível para todos os clientes de planos 3G com dispositivo compatível com a tecnologia.

A Claro deixa muito claro que fez a atualização na rede para o HSPA+, mas está de olho no 4G mesmo. Diz Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado: “Essa tecnologia permitirá oferecer velocidade  com picos de até 6 Mbps antes da chegada do 4G.” Assim, sim.

Em apenas um ano, o tráfego de dados aumentou 40% na Claro. Para dar vazão ao volume de requisições, a empresa diz ter construído uma rede IP com mais de 8.500 roteadores e fibra ótica.

A Vivo anunciou rede HSPA+ em novembro, com comercialização exclusivamente em São Paulo, mas a rede está adequada para a tecnologia no Brasil inteiro. Assim como na Claro, promete velocidade de 3 Mega com picos de 6 Mega. Oi e CTBC por enquanto estão na promessa de fazer o upgrade em suas respectivas redes.

Artigos relacionados:

Claro anuncia rede HSPA+ cobrindo todo o Brasil

be ASdVWHzvU

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot