X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Claro que o primeiro produto na história vendido pela internet era algo ilícito


A venda de drogas pela internet ganhou bastante destaque graças ao mercado Silk Road, mas a arte de comprar ou vender substâncias ilegais através do computador vem de muito tempo atrás. Você sabia que a primeira transação feita pela internet envolveu drogas?

Em seu livro The Dark Net, o autor Jamie Bartlett reconta como foi essa história:

Em 1972, muito antes do eBay ou da Amazon, estudantes da Universidade de Stanford (na Califórnia) e do MIT (em Massachusetts) realizaram a primeira transação online da história. Usando a conta da Arpanet em seu laboratório de inteligência artificial, os estudantes de Stanford venderam a seus colegas uma pequena quantidade de marijuana.

A origem ilícita do e-commerce não é um segredo – John Markoff escreveu sobre isso em seu livro de 2005 How the Sixties Counterculture Shaped the Personal Computer Industry (Como a contracultura dos anos 60 moldaram a indústria dos computadores pessoais, em tradução livre). Mas essa história ficou presa na minha cabeça desde que li The Dark Net enquanto Ross Ulbricht era condenado à prisão perpétua pelos seus crimes ao operar o Silk Road.

Vender uma pequena quantidade de maconha para colegas não é a mesma coisa que operar um serviço de distribuição de drogas em grande escala, mas as pessoas se interessam há muito tempo pela ideia de usar computadores para vender e comprar coisas ilegais. Isso deixa mais claro que a venda de drogas não será eliminada da internet antes que o comportamento humano mude. O Silk Road é uma extensão do tipo de pensamento cyberpunk de contracultura que colaborou para o crescimento da internet.

A regra 34 da internet diz que se uma coisa existe, há uma versão pornográfica dela. Eu adicionaria outra regra: se você pode enviar dinheiro pela internet, encontrará alguém que aceita trocar essa grana por drogas.

Foto por Yuri Samoilov/Flickr

O post Claro que o primeiro produto na história vendido pela internet era algo ilícito apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ccf lH MldIQXE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo