X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cobrança dupla de ICMS em vendas online é enfim proibida de vez


Em 2011, diversos estados se uniram para alertar sobre a concentração no Sudeste de empresas que vendem online: isso prejudica a arrecadação do ICMS, que é pago na origem. É que, geralmente, os produtos são enviados de São Paulo ou Rio de Janeiro, que então acabam ficando com esse imposto estadual.

Por isso, estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste firmaram um acordo para cobrarem ICMS de produtos comprados pela internet, o que resultava em cobrança dupla repassada aos consumidores. Agora, o Supremo Tribunal Federal decidiu extinguir isso porque, bem, a Constituição não permite.

A Constituição brasileira prevê que a cobrança do ICMS é sempre feita no estado de origem, exceto no caso de derivados de petróleo. A menos que você esteja comprando barris cheios de querosene pela internet, é proibida a incidência de ICMS no estado de destino.

Isso não impediu que, desde 2011, os seguintes estados efetuassem a cobrança dupla de ICMS: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. (Espírito Santo, Pernambuco e o Distrito Federal inicialmente estavam no protocolo 21 do Confaz, mas desistiram da cobrança dupla nesse meio tempo.)

Já em 2011, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) entrou com pedido judicial, argumentando que a cobrança do ICMS duplo é inconstitucional. Infelizmente, o STF demorou até fevereiro de 2014 para conceder uma liminar suspendendo a prática. A decisão valia até que o plenário do STF julgasse o caso, o que ocorreu esta semana.

O ministro Marco Aurélio Mello foi categórico ao comentar o caso: “O protocolo foi feito com uma cara de pau incrível. Estabeleceram um protocolo e colocaram em segundo plano a Constituição”, segundo o G1.

A decisão do STF é final: os Estados agora só podem recorrer com “embargos de declaração”, para discutir eventuais omissões e contradições do julgamento, não para revertê-lo.

A ideia de cobrar ICMS no estado de destino era falha desde o início: afinal, ela impacta o consumidor, não as empresas de e-commerce. Para atraí-las, os estados poderiam, quem sabe, investir em infraestrutura ou reduzir impostos, em vez de ferir a Constituição. [STF via G1]

Foto por vpn2010/Flickr

O post Cobrança dupla de ICMS em vendas online é enfim proibida de vez apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dedae IKro NcldqI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot