X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Comércio e serviços são mapeados em todo o país em atlas


Atlas produzido pelo Sebrae, MDIC, Ipea e IBGE destaca municípios com maior número de pequenos negócios e potencial de investimento

Os municípios paulistas são majoritariamente possuidores de quatro ou mais pequenos bares e restaurantes por mil habitantes, diferente de todos os demais estados brasileiros. No Rio de Janeiro, essa é uma realidade restrita à capital e arredores. Essas informações fazem parte do Atlas Nacional de Comércio e Serviços, que está sendo lançado no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), em Brasília (DF).

Dentro da programação desta quarta-feira (13), o Atlas será tema da apresentação do gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Juarez de Paula. A publicação é resultado de um trabalho conjunto entre Sebrae, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a apresentação geográfica dos indicadores relativos aos pequenos negócios do Comércio e de Serviços, a publicação chega para auxiliar os empreendedores na definição de investimentos e potencial dos negócios em cada município brasileiro.

Observando o Atlas percebe-se, por exemplo, que no litoral norte paulista e sul fluminense, em cidades como Ubatuba (SP) e Paraty (RJ) ou em Bonito (MS) e Fernando de Noronha (PE), há a maior concentração de pequenos negócios de Serviços em geral, com mais de 20 estabelecimentos por mil habitantes. “O fato indica que a vocação turística de uma região fomenta o setor de Serviços. A partir do conhecimento do número de estabelecimentos por cada grupo de mil habitantes, consegue-se uma maior precisão quanto ao potencial do negócio analisado”, avalia o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, ressaltando a importância do atlas para o empreendedor.

Esse aspecto fica mais evidente quando avalia-se a concentração dos pequenos negócios do setor de beleza. O Atlas revela, por exemplo, que as cidades de Torrinha (SP) e Rezende (RJ) apresentam uma proporção de pequenos negócios de serviços em beleza e estética semelhante à cidade do Rio de Janeiro, a única capital brasileira com mais de três empresas do segmento por mil habitantes. “Isso pode indicar boa oportunidade para aqueles que pretendem investir no comércio de cosméticos ou produtos e serviços pessoais vinculados à imagem e bem-estar do consumidor”, analisa Barretto.

Quando o assunto é diversão, salta aos olhos a concentração de bares e restaurantes no estado de São Paulo. Os municípios paulistas são majoritariamente possuidores de quatro ou mais pequenos bares e restaurantes por mil habitantes, diferente de todos os demais estados brasileiros. No Rio de Janeiro, essa é uma realidade restrita à capital e arredores. 

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot