X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como a inovação pode multiplicar o potencial de vendas no Varejo?


varejo

*Por João Kepler

No Portal Startupi a maioria dos leitores estão ligados a Startups, Empreendedorismo e ao mundo Digital, porém com esta coluna quero chamar também atenção para pontos de convergência entre canais, pessoas, negócios e serviços, por isso, neste artigo de hoje, apresento uma maneira diferente de enxergar as possibilidades e a inovação.

Muitas pessoas acham que a inovação diz respeito somente a tecnologia ou ao mundo Digital, definitivamente, não é. INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, podemos dizer também que é fazer a mesma coisa de forma diferente.

Outro engano é que por vezes imaginam que é preciso altos investimentos para inovar ou só as grandes empresas podem fazer parte desse jogo, errado novamente, a inovação pode e deve ser perseguida por todo e qualquer empresário, empreendedor ou profissional liberal. Mas na prática, boa parte das empresas estão perdidas com relação a Inovação, pensam que fazem, mas os consumidores e clientes não percebem e acham apenas que são mais do mesmo, muitos não sabem inclusive o conceito de inovação, porque, o que e como devem efetivamente inovar.

Independente do que for implantar, a grande sacada é transformar todas as ideias e melhorias que já fez ou que vai fazer em seu negócio, em valor real agregado na PERCEPÇÃO do seu cliente, colaboradores e consumidores, seja na imagem inovadora da sua marca, atendimento, produto ou serviço, ou seja, na ATRATIVIDADE ao ponto de conseguir que pessoas impactadas, comentem e compartilhem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajem publicamente com seu negócio. O ingrediente principal no que for fazer é conseguir a sensação do #UAU (percepção inovadora) nas pessoas.

Vamos lá, te apresento 5 dicas simples para inovar em serviços no Varejo:

  • Pense simples. Do cafezinho, até a rua. Por exemplo, na xícara do café, inove colocando um biscoito ao lado no pires. As pessoas que tomam café habitualmente, vão perceber que você faz algo a mais que as outras. Já faz isso? Coloque por exemplo, uma lata de leite ao lado da cafeteira, então.
  • Saia do padrão, mude por exemplo, o horário de funcionamento da sua empresa, abra antes das 8 horas, não feche para o almoço, enfim fique diferente da sua concorrência. Mas comunique isso ao mercado!
  • Ofereça água na entrada da sua loja ou dê uma simples bala na hora que o cliente fechar a compra, mas atenção, tudo que dura muito tempo na mesma forma, passa da ótima sensação de #UAU, para direito adquirido. Como a bala Toffee na TAM no inicio do vôo, se não der, sentimos falta. Entendeu?
  • Mande um chocolate dentro da caixa de entrega do produto vendido com uma carta de agradecimento se colocando a disposição caso precise de alguma coisa. Pode inclusive enviar junto um cupom de desconto para a próxima compra. Fidelize!!
  • Faça e-mails direcionados para clientes específicos, trate pelo nome, estude quem são seus melhores clientes e mande uma comunicação, se possível pessoal. Ou faça pesquisa de satisfação, deixe o cliente pensar que pode ajudar na melhoria das coisas, pois assim ele estará tendo a sensação de participação.

É claro que o que funciona para uma loja ou para um negócio, pode não funcionar para outra. O Ponto que quero despertar é, para Inovar tem que primeiro entender os porquês do seu negócio e depois implantar coisas que efetivamente possa impactar, despertar sensações, melhorar os processos e principalmente a imagem do seu negócio no mercado. Inovar é portanto arrancar um #UAU das pessoas, do seu cliente e também dos seus concorrentes.

Para terminar deixo outro exemplo de inovação de forma simples. Um projeto muito interessante de 2013 dos publicitários Will Ferrari Jr e do Alexandre Freire chamado de Candy Project, onde ajudaram um simples vendedor de semáforo alterando as frases nos saquinhos de guloseimas que é deixada no retrovisor dos carros. No lugar de “Por favor ajude! Comprem essas balas, é apenas R$ 1,00” por várias outras frases inteligentes, como essa: “Vendo essas balas, já que não posso vender minha sogra” O resultado foi que essas novas frases faziam as pessoas sorrirem até que o semáforo abrisse. Ou seja, muito mais vendas em muito menos tempo.

sogra

Quando você muda o modo de observar as coisas, as coisas que você observa, mudam. A inovação passa também por entender exatamente isso!

E você o que acha? Conhece outras maneiras de inovar na relação com o cliente? Deixe seu comentário abaixo.


 

foto joao*João Kepler – Empreendedor serial, blogueiro, articulista e colunista de diversos Portais e revistas, investidor anjo membro da Anjos do Brasil, Palestrante, espalhador de ideias Digitais e melhores práticas em negócios. Além disso, CEO do Show de Ingressos, que é uma das melhores Plataformas B2B de Internet Ticketing do Brasil no modelo SaaS.

O post Como a inovação pode multiplicar o potencial de vendas no Varejo? apareceu primeiro em Startupi.

fcbe sipC I

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot