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Como aumentar a visibilidade da sua Página no Facebook


Você sabia que a grande maioria das pessoas que clicam no botão “Curtir” não voam para a página? Talvez o sua página tenha milhares de fãs, mas poucos realmente visitam sua fanpage. Afinal, quantos estão ativos?

Poucas pessoas têm o hábito de ir diretamente a uma fanpage, geralmente elas respondem (ou não) a uma publicação que está em seu mural, em que é chamado de “feed de notícias” ou “notícias”.

Agora o problema é que nem tudo o que você postar na sua página atinge o feed dos seus fãs.

Comoooo? Sim, essa é a triste realidade …

O Facebook decide o que é exibido no feed de seus fãs, isto é culpa de um algoritmo matemático chamado EdgeRank que determina a relevância de suas publicações para cada fã, e de lá decide o que será mostrado a todos.

Este algoritmo combina três componentes:  afinidade, pessoa, idade e conteúdo:

A afinidade é entre a pessoa que publicou o conteúdo (nota, foto link, etc.) e você. Quanto mais você interage com uma pessoa (comentários, curtir, as visitas ao seu perfil, etc) maior a afinidade segundo o Facebook.

O Peso refere-se à importância de uma foto, nota ou link que você postou. Assim para o Facebook, um comentário tem mais peso do que um “curtir” (é claro que você tem que “trabalhar” mais para deixar um comentário do que pressionar o botão “curtir”).

E, finalmente, há o componente de tempo, ou seja, o terceiro fator leva em conta o conteúdo fresco. O ideal é ter posts recentes que recebam interações prolongadas ao longo do tempo.

O elemento final está ligado ao processo de classificação do Edgerank, que é o tempo de decaimento da notícia. Como o Edgerank é baseado em afinidade e peso de relacionamentos, é bem provável que notícias mais antigas tendam a sumir.

Então, esses fatores estão inter-relacionados em uma fórmula só conhecida pelo Facebook, determina o que é exibido nas “últimas notícias” de cada um.

Então o que podemos fazer para que as nossas publicações sejam exibidas no feed dos nossos fãs? Bem, a boa notícia é que apesar de não saber a formula doEdgeRank, há possibilidade de otimizar nossas publicações para aparecem mais.

Mari Smith, reconhecido especialista no assunto, sugere que estes sete pontos:

  • Menos é mais:Facebook não é Twitter. Duas ou Três postagens por dia é mais que suficiente. Se você postar demais corre o risco de que seu fã se canse e decida bloquear seus post.
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  • Menos caracteres por publicação:Na prática, os posts que melhor funcionam melhor têm mais de 80 caracteres.
  • Tipo de publicação: fotos, vídeos, links: Nem todos os tipos de publicação produzem os mesmos resultados. As fotos tendem a trabalhar melhor, como o vídeo ou as perguntas. Você precisa de experiências para cada público. Eu particularmente gosto de publicar “frases de otimismo”, o que também tem grande impacto.
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  • Escolha o melhor momento para publicar: Ver =>Qual é o melhor dia e horário para publicar conteúdo no Facebook? http://bit.ly/gsnaTE
  • Escolha os melhores dias: Quartas, Quintas e sextas-feiras são geralmente os melhores dias. Assim, você pode usá-los para publicar seu conteúdo.
  • Mensagem manual (nada de apps): Publicá-lo manualmente e não através de software que automatizam o processo. Facebook tende a dar mais peso às publicações manuais.

Todas as histórias que têm um alto edgerank aparecerão no Headlines (Top Stories na versão em Inglês). Mesmo assim os usuários serão capazes de personalizar o seu feed de notícias selecionando quais histórias são importantes para eles, então eu acho que vou começar os pedidos (rsrs) “se você gostou deste artigo, por favor, marque-o como uma Top History”.

Se você não visita o Facebook há algum tempo ou não observou, no lado esquerdo de uma publicação tem um triângulo pouco acima de sua foto e marque este post como Top History.

topstory

Para descobrir quais publicações funcionaram melhor, qual dia da semana, de onde vêm seus fãs, e assim por diante. Facebook oferece-lhe um conjunto de estatísticas que você pode acessar (e exportar para posterior análise) muito facilmente.

Espero que este pequeno guia seja útil para direcionar sua fanpage. Você tem alguma dica para compartilhar? Por favor, deixe-os abaixo.

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