X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como calcular o valor de pi usando uma espingarda


Todos conhecemos o pi, ou ao menos seus três primeiros dígitos. Se, por algum motivo, você esqueceu quais são eles também, eis boas notícias. Tudo o que você precisa para recuperar o conhecimento é um pouco de papel alumínio, engenhosidade e uma espingarda.

Calcular o pi com uma espingarda está longe de ser eficiente, mas no que o método perde em praticidade, ganha em grandiosidade. A dupla Vincent Dumoulin e Félix Thouin, da Universidade de Montreal, no Canadá, provou o método – infelizmente, sem um vídeo para mostrá-lo.

A ideia é simples: pegue uma folha de papel alumínio e desenhe um quarto de um círculo nela, com o arco indo de canto a canto. Em seguida, dispare uma espingarda Mossberg 500 a cerca de 20 metros de distância. Repita. Repita 200 vezes. Após a carnificina, conte o número de buracos dentro do quarto de círculo e compare-o com o número de furos fora dele. Multiplique por 4 e você tem pi. Ou ao menos algo bem próximo a ele. Dumoulin e Thouin chegaram a 3,131, um desvio de 0,33% do valor real do pi.

Por mais divertido que pareça, a parte da espingarda é apenas um toque extra. Esse tipo de cálculo é chamado o método de Monte Carlo, e pode ser executado de forma muito mais chata ao espalhar grãos de areia no chão. A desculpa de Dumoulin e Thoin para o uso da espingarda é que no mundo pós-apocalíptico será mais fácil achar 200 balas de espingarda do que um pouco de areia. A ciência deles está correta, mas um pouco exagerada. [The Physics arXiv Blog]

eea JIhrxipPaA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot