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Como criar um plano de marketing digital para músicos


Fazer com que o público conheça um cantor é fácil, afinal o Youtube está ai para que?, Mas para conseguir vender seus singles e ter uma agenda de show pesada que é o que todo cantor sonha, é mais complicado.

planktmusic

 Neste post vou tentar explicar as chaves para desenvolver e implementar um plano de marketing e começar sua carreira no ambiente 2.0, aproveitando-se da Internet e da tecnologia para alcançar os fãs. Os passos que você deve tomar para ganhar mais fãs através da implantação de oportunidades que Internet oferece a indústria da música. Este começa a partir de três palavras: compartilhar, conteúdo e TRANSPARÊNCIA.

Cada músico tem que ouvir, saber onde os seus fãs estão e conversar com eles em sua língua.

Escuta

Para criar um plano eficaz de marketing os músicos devem responder a algumas perguntas fundamentais:

Pesquise sua “marca”

  • Que tipo de presença na Internet?  Pesquisar através de mecanismos de busca e redes sociais o posicionamento que tem.
  • O que eles dizem sobre a minha carreira musical? – Avaliar os comentários feitos por fãs e não fãs, quais são positivos, negativos ou simplesmente neutros.
  • Em que meio tenho maior presença on-line?  Determinar quais são os meios que irão apoiar a comunicação online.
  • Temos otimizado a nossa presença na web?  Uma análise adequada da presença que tem em redes sociais e mecanismos de busca, isso vai ajudar a definir melhor os objetivos e estratégias.

Pesquise o seu público-alvo (seus fãs)

  • Qual é o meu público-alvo? – Definir o público que deseja obter.
  • Como eles participam da mídia on-line?  Analisar o tipo de comportamento que esse público tem para saber como se comunicar com eles.
  • Em que meios online participam, interagem e consomem o conteúdo? Identificar quais canais devem ser usados para se conectar ao público.
  • Quem poderia ser os “influentes” – olhe quais fãs poderiam ser influente nas comunidades on-line.

Pesquise a concorrência

  • Quem são meus concorrentes? – Identificar e analisar a sua concorrência em ações on-line.
  • Analisar os canais de vendas
  • Quais são os canais de venda de música? – Recolher os meios de comunicação social onde você pode vender as músicas online.
  • Quem são os principais promotores? – Defina quais potenciais promotores podem estar interessados em sua marca musical.

 Objetivos

Antes de definir os objetivos de comunicação, os jogadores devem determinar seus próprios objetivos musicais. Uma vez que estes são identificados é o momento de criar novas metas para ajudar a promover sua carreira musical. Aqui eu compartilho algumas perguntas-chave que você deve fazer para determinar seus objetivos de comunicação:

O que faço para ficar online?

  • Branding, se você posicionar ou melhorar a imagem na Internet.
  • Novos fãs se você quiser criar uma comunidade on-line ou aumentar uma já existente.
  • Melhorar a  reputação on-line, este tipo de objetivo é ideal para músicos que querem melhorar os seus comentários em redes sociais e a percepção dos fãs.
  • Promover um projeto de vídeo, individual ou música nova.
  • Vender cada músico precisa sustentar sua carreira, seja através da venda de músicas ou contratação de direitos de imagem.

Estratégias e táticas

Para os músicos a principal estratégia é conseguir mais audiência (fãs) e as vendas, se conectar com as pessoas através dos conteúdos para gerar fidelidade e amor ao trabalho. É importante tomar consciência e participar das novas oportunidades que Internet está a oferecer. As táticas são as ferramentas utilizadas para atender a objetivos e estratégias pré-definidos.

Para desenhar as estratégias e táticas , vou citar alguns exemplos:

ESTRATÉGIA: comunicar de maneira efetiva

  • Tática: Criar conteúdo de qualidade, original e totalmente relacionado com a marca.
  • Tática: Compartilhe conteúdo com experiências dos próprios músicos.

ESTRATÉGIA: interação e conversa com os fãs

  • Tática: Criar comunidades próprias em redes sociais (Twitter, Facebook, Google +, Pinterest etc, … e usando a mesma linguagem que os fãs).
  • Tática: Criar um blog que tem um tom pessoal mostrando a evolução da carreira musical do artista.

ESTRATÉGIA: incentivar os fãs a conversar e interagir

  • Tática: Criar concursos e promoções em redes sociais

ESTRATÉGIA: melhorar a reputação on-line

  • Tática: monitorar os fãs para saber o que está sendo dito e pode criar estratégias de defesa.
  • Tática: Melhorar SEO em mecanismos  de busca.

ESTRATÉGIA: vender canções online

  • Tática: Fazendo acordos com distribuidores digitais como Google Play, iTunes, Amazon, YouTube etc …
  • Tática: Criação de ações inovadoras em redes sociais para viralizar.

Planejamento

Este passo é crucial. É necessário planejar qualquer ação para saber onde que ir. Isto tornará mais fácil de transportar.  Aqui estão algumas dicas para tirar proveito dos recursos da Internet e obter resultados, andando de mãos dadas com as mudanças tecnológicas e comportamentais que é causada nas pessoas. Não existem regras totalmente eficazes, o acima são recomendações para qualquer plano de marketing. Cada banda ou artista para encontrar a sua melhor estratégia conhecendo seu estilo, objetivos e interesses.

Imagem: Copyright Notice Fotofolia

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