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Como criar um produto segmentado por nicho


Como já disse Bill Cosby, “Não sei o segredo para o sucesso, mas o segredo para o fracasso é tentar agradar a todos”.

Fazer um produto pra ‘massa’ é algo bem complicado, não só para atender uma grande demanda, mas também pela concorrência e pela grande possibilidade de acabar não agradando ninguém.

Por isso, já é uma tendência a criação de produtos que agradem públicos específicos. Mas e aí, comofas?

Aqui vão algumas dicas que coletamos:

1- Mostre a essência logo de cara

Essa é a parte essencial de um produto focado num nicho específico. Uma pessoa que se enxerga como parte de determinado nicho gosta de ser reconhecida e diferenciada por isso. Dando alguns exemplos:

  • Camisetas de rock têm bandas estampadas (e são quase sempre pretas)
  • Motociclistas de Harley Davidson têm jaquetas com a mesma marca (às vezes tatuagens também)
  • Roupas da Lacoste têm um jacaré enorme grudado nelas
  • Ferraris têm motores que fazem um som fantástico

2-Atenção ao nome

Por mais que um nome não precise indicar diretamente o que o negócio faz, no caso de um produto personalizado para um nicho, é recomendável que o nome deixe isso explícito. Por exemplo, a ótima hamburgueria “The Fifties” em São Paulo traz todo uma ambientação com decoração e música dos anos 50 – o próprio nome já indica o ar vintage do restaurante.

3- Traga um mecanismo do nicho para a experiência do produto

Com objetivo de imitar a trajetória de uma banda iniciante que vai ficando famosa, o jogo Rock Band vai mostrando o número de fãs, cachê e outros avanços naturais. Ou seja, um produto que consegue simular mecanismos específicos do nicho em questão acaba chamando bem mais a atenção.

Um exemplo que mistura todos esses elementos é a “I Love Trade“, a primeira loja de camisetas para traders do Brasil.

cabba POPUP

Um dos pontos altos é o sistema de precificação já que o valor das peças varia dia a dia, conforme suas vendas. Resumindo, a loja funciona como a bolsa: camisetas mais vendidas aumentam de preço, camisetas menos vendidas ficam em baixa. Vai do trader comprar a camiseta no melhor momento possível.

cabba POPUP

Além disso, a iniciativa pretende estimular o sentimento de urgência dos traders já que a loja já tem data de término: 30 de junho (seguindo o conceito de Pop-up Store). Essa tática, pelo jeito, tem dado certo, já que algumas estampas já acabaram.

Se quiser garantir sua camiseta e conhecer mais sobre o conceito, basta visitar a I Love Trade.

Abraços,
Luiz Piovesana

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela I Love Trade. Isso significa que recomendamos seu sistema de orientação financeira a empreendedores como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial, muito menos na nossa opinião. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

a iniciativa pretende estimular o sentimento de urgência dos traders já que a loja já tem data de término: 30 de junho

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Veja também:

  1. Como criar conteúdo interessante
  2. Desenvolvimento de produtos: Como comunicar seu produto
  3. Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos

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