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Como criar uma estratégia de Personal Branding


A marca pessoal ou Personal brading é o ramo da comercialização que se dedica a construir e fortalecer a nossa marca pessoal de acordo com nossos objetivos declarados. Ou dito de outra forma, é o pacote que contém o nosso conhecimento, nossa imagem, nosso nome e outros personagens que nos identifica e é apresentado ao público de forma coerente com o um objetivo pré-fixado. Sem dúvida, trabalhar em sua marca pessoal é o mais inteligente passo que se pode ter no atual momento da Web. Por que? Porque você pode ser conhecido por seus targets (pessoas que você quer ser conhecido); diferenciar-te do resto dos profissionais se tornando um perito em seu nicho, permitindo que outras pessoas o vejam como um líder, encontrar parceiros para novos projetos, cria muitas novas oportunidades a seu favor, contratos Publicidade e patrocinadores, contratos com editoras para escrever livros, você pode obter novos clientes, facilidade na promoção de seus projetos, oportunidades para participar de eventos como palestrante e a lista é muito longa.

Por que Personal Branding é importante?

Você é um especialista ou não você não está diretamente dependente do seu conhecimento e experiência (embora indiretamente), a chave é a percepção que os outros têm de você. Em outras palavras, o marketing é uma batalha a ser travada na cabeça das pessoas. Experiência, resultados e até mesmo o conhecimento que você tem não são determinantes na percepção que os outros têm de você.

Não me interpretem mal, não se trata de vender fumo, mas de fazer sua marca pessoal brilhar com força. Um pero terá que trabalhar muito duro para depurar suas habilidades, obter e atualizar seus conhecimentos e ganhar experiência com trabalho. Mas se você não trabalhar corretamente em sua marca pessoal continuará a ser um estranho para o mundo. A aplicação de uma estratégia de branding pessoal bem elaborada faz que você consiga se posicionar na mente do prospect como a escolha óbvia quando se trabalha com alguém.

A marca pessoal é uma tendência crescente no mundo dos negócios e está aqui para ficar. Quanto mais cedo você começar a perguntar a si mesmo sobre sua estratégia de branding pessoal e trabalhar sobre ela, você logo verá seus benefícios.

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Uma vez que criamos uma conta de Twitter, Linkedin, Facebook ou em outra rede social. Por que não usá-la eficazmente para melhorar seu efeito positivo? Não faz sentido ter um perfil e não usar a sua vantagem. Siga os conselhos abaixo e você vai conseguir a sua marca pessoal para jogar em seu favor.

Conhecer a ti mesmo

Antes de criar e promover sua marca pessoal você deve conhecer-se bem. Por quê? Porque se você não sabe o que pode fazer ou o que você realmente deseja obter em sua vida pessoal e profissional muito menos saberá como planejar sua estratégia de branding pessoal.

Responda honestamente às seguintes perguntas:

  • Em que sou bom?
  • O que posso fazer melhor do que a maioria das pessoas?
  • O que me diferencia dos outros profissionais?
  • Quais são as minhas competências e habilidades. Qual é o meio?
  • Onde me sinto mais confortável? Estou disposto a “Fama” / ser conhecido por outros?
  • Que coisas que eu gosto de quando era criança?
  • Qual é o meu emprego dos sonhos, e outras questões como essa?

Uma vez respondidas e capturadas no papel, você terá um quadro bastante preciso do seu verdadeiro “eu”.

Qual é o seu nicho principal

O próximo passo é saber o seu nicho principal. Por que eu digo principal? Porque os seres humanos não são unidimensionais, tem coisas diferentes que gostamos e outras que fazemos bem. Mas enquanto isso é verdade, você tem que escolher uma profissão e um nicho de mercado importante, como a estratégia de branding pessoal vai se concentrar na sua especialidade e seu nicho.

Qualquer coisa que você imaginar tem o seu nicho. Você gostaria de desenhar e você é bom? Então você é artista/designer e seu nicho é a produção de desenhos. Você pode restringir ou ampliar o seu nicho como você quiser. Quanto menor, mais fácil vai diferenciar do resto e se destacar dos outros. Quanto maior o nicho que você escolher, maior será a concorrência e mais difícil de destacar-se.

Quais são as suas metas

Onde você aponta sua campanha de marca pessoal? Isso é com você. Que tipo de pessoas você quer da a conhecer sobre você e seu trabalho? Na maioria das vezes serão aqueles que podem contratar seus serviços, seus potenciais empregadores ou clientes. Uma vez que você sabe quem são é muito mais fácil identificar os seus alvos.

Não estreite muito sua marca pessoal

Não mate a sua marca pessoal, concentrando-se apenas em sua especialidade. Como eu disse antes, os seres humanos são complexos e em muitas camadas diferentes. A vida dá muitas voltas e não se sabe como os ventos sopram. Você deve se concentrar em sua audiência de nicho principal, mas você também deve saber que as outras especialidades ou ter hobbies. Por quê? Bem, se as circunstâncias mudarem, você pode saltar de uma especialidade para outra, de acordo com sua conveniência. Mas uma coisa que digo sempre, “não tente ser bom em várias coisas, pois no final você acaba não sendo bom em coisa alguma”.

 Limites na marca

Os limites devem ser claros. Sua espacialidade e nicho devem ser muito claros. É onde deverá centrar os seus esforços. Apenas ocasionalmente pode mostrar que você tem outros interesses.

Estes são apenas os primeiros passos para realizar o planejamento de sua marca pessoal. Lembre-se, se você não sabe para onde apontar, certamente o tiro falhará. Primeiros os pontos e depois atire. Imagine que você é um atirador de elite, as barragens são as suas metas e seus posts são as balas. Atire Now!

Focando nesta área de marketing pessoal e marca pessoal, eu recomendo a leitura do livroPersonal Branding: Construindo sua marca pessoalde Arthur Bender. O livro trata da importância do gerenciamento eficaz da marca de cada um de nós e incentiva profissionais de todas as áreas a ativar mecanismos de alavancagem e reposicionamento e sua própria marca.

O que você acha? Você tem claramente definida sua marca pessoal? ¿Você pode adicionar algo à lista dos primeiros passos na criação de uma marca pessoal? Deixe um comentário abaixo ou envie-me uma mensagem via Twitter.

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