X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como demitir um familiar


Shutterstock

Nunca é fácil demitir um empregado, mas, quando o funcionário em questão é um membro da família, a tarefa é consideravelmente mais difícil.

Uma das principais complicações é continuar o relacionamento com o demissionário. Enquanto você provavelmente nunca mais terá de ver um ex-empregado não familiar, você terá de encontrar o membro da sua família regularmente, pelo resto de sua vida.

O jornalista americano Don Sadler, do portal All Businesses, escreveu um artigo com dicas para a situação. Dessa forma, a tarefa se torna um pouco menos dolorosa e prejudicial ao seu relacionamento:

1. Comunique-se abertamente, com honestidade e consistência.

Essa etapa deve ser iniciada na contratação do familiar. Assegure-se de que o empregado recebe feedback de desempenho regular de seu supervisor, que idealmente não deve ser outro membro da família. Também é uma boa ideia realizar reuniões regulares da família na empresa, durante a qual todos os membros são livres para compartilhar seus sentimentos ou preocupações abertamente e sem medo de retaliação. Ao tomar essas medidas, o empregado deverá estar bem ciente caso o seu desempenho não corresponda às expectativas.

2. Mantenha as linhas entre “família” e “negócios” bem definidas.

Essa medida garante dois bons resultados. Em primeiro lugar, ajuda o empregado a ver que a decisão foi tomada estritamente pelo bem do negócio. Em segundo lugar, garante que ele não se sinta “demitido” da família também.

3. Crie uma política de emprego formal para familiares.

É aconselhável ter uma política clara para o caso de contratação familiar: como eles serão admitidos, avaliados, promovidos, compensados e, se necessário, demitidos. Esses dados podem ser colocados como um adendo do código de conduta dado a todos os outros funcionários.

4. Coloque os pingos nos is.

Verifique se você tem documentos que embasem a sua decisão pela demissão. Isso deve incluir um arquivo de pessoal detalhado com as avaliações de desempenho e avisos, por escrito, sobre problemas de desempenho ou deficiências. Quanto mais detalhes você tiver registrado, mais fácil será apoiar a sua decisão, tanto para o empregado quanto para o restante da família.

5. Mantenha-se firme e sem emoção.

A demissão de qualquer funcionário pode ser extremamente emocional, e isso se torna ainda pior com alguém tão próximo. Mas tente manter o máximo possível de foco nas razões que foram documentadas e levaram ao término do contrato. E o mais importante: não vacile em sua decisão, independentemente de quão emocionado o empregado possa ficar. Não há razão para se sentir culpado por uma decisão difícil, feita pelo bem da empresa.

6. Não vá sozinho.

Se possível, envolva outros executivos ou gestores na decisão e no momento de demissão. Isso irá ajudar a aliviar a percepção de que você é o vilão. No entanto, não fuja da responsabilidade de tomar a decisão. Embora possa ser difícil no começo, o resto de seus funcionários, incluindo outros membros da família, irá respeitá-lo por isso.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot