X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como é usar o Apple Music, e quais as diferenças em relação ao Spotify


Eu não uso muito o Spotify. Nem o Rdio. Muito menos rádios online. Em alguns momentos, eu quero mesmo é ouvir uma música específica; uma canção boa que é relevante aos meus interesses e ao que estou pensando no momento. Basicamente, eu sou o consumidor perfeito para o Apple Music, que promete ser o aplicativo de streaming de música para todos comandar. Mas ele é bom mesmo? Difícil dizer.

A Apple nos mostrou o Music ontem na WWDC 2015, e eu passei cerca de 10 minutos com o aplicativo. Não pude tirar nenhuma foto, então posso apenas dizer o que eu vi ali: uma interface supercolorida, carregada com as mais diversas maneiras de ouvir música. E até então, o maior elogio que posso fazer ao Apple Music é que eu genuinamente queria explorá-lo por completo.

O Apple Music é feito para conhecer você com o tempo, sugerindo músicas de forma inteligente — mas com um toque humano, não apenas um gélido algoritmo sem vida. Ele funciona da seguinte forma:

  1. Ao iniciar o Apple Music, você pode especificar gêneros e artistas que você gosta ao tocar em bolhas que os representam. Um toque mostra que você gosta de determinado artista ou gênero; dois toques mostram que você gosta muito, muito deles. Isso dá ao Apple Music uma ideia básica do seu gosto. (Além disso, ele leva em consideração o que você já comprou no iTunes).
  2. De alguma forma — ainda não é claro como, mas tenho certeza que envolve algoritmos — o Apple Music lhe apresenta playlists com curadoria de DJs humanos que vão de acordo com o seu gosto.

Tudo isso é mostrado na aba Para Você, que é onde a experiência do Apple Music se inicia — mas é apenas uma das cinco abas diferentes da interface.

Quer apenas saber o que é novo e está na moda sem nenhuma personalização? É para isso que ser a aba Novo. Toque a aba Rádio se você quer uma experiência musical sem interrupções. Conecte para ver atualizações dos seus artistas favoritos — como o membro do OneRepublic mostrando o quarto do hotel em que ele se hospedou depois de um concerto, ou uma olhada em alguma música ainda não lançada. E aí vem a aba Minhas Músicas, que dá a você uma experiência mais tradicional e próxima a do iTunes, com acesso as suas playlists e músicas salvas.

É tanto conteúdo que cada aba poderia ser um aplicativo separado.

“Para Você” não mostra apenas playlists, mas álbuns inteiros dos artistas que você gosta e de que você talvez vá gostar, se der uma chance a eles. “Novo” não é apenas uma lista dos 100 melhores, ele se parece com uma loja que mostra os últimos álbuns, singles e playlists com curadoria.

Você pode ouvir playlists de gêneros específicos, ou de atividades populares (precisa de música para um churrasco, por exemplo?). Há rankings das mais ouvidas para músicas, álbuns e até clipes musicais. “Rádio” não é apenas a rádio Beats One com curadoria dos três DJs famosos: você também pode escolher gêneros dentro dela.

Honestamente, são escolhas o suficiente para te deixar tonto, mas espero que ele possa encontrar músicas para mim independente do meu humor.

O problema: eu não pude personalizar o serviço nem um pouquinho nesse teste de 10 minutos, então não posso dizer com certeza se o Apple Music poderia sugerir coisas novas e interessantes de acordo com o que eu costumo ouvir. Ou nem se meus artistas favoritos irão realmente usar as mídias sociais do serviço, já que ele não pega conteúdo postado no Facebook ou Twitter destes artistas – eles precisam usar o aplicativo para nos atualizarem por lá. Isso torna necessário que estes artistas se cadastrem e sejam verificados.

É uma experiência com curadoria, não é como o YouTube e o MySpace onde qualquer um pode criar uma conta e ser descoberto. Não dá nem mesmo para compartilhar as suas playlists com outros usuários, por exemplo.

Não sei nem dizer se o serviço vale mesmo os US$ 10 mensais que ele pede — ou US$ 15 no plano familiar de até seis pessoas — porque do que nos foi mostrado, o Apple Music não é tão diferente do Spotify. O que realmente importa é quão inteligente o aplicativo (e a curadoria humana) será. Ainda bem que teremos três meses para testá-lo de graça para saber a resposta.

Vou aguardar até 30 de junho para descobrir se o Apple Music é a experiência certa para mim. Até lá, vamos aproveitar para comparar os principais recursos dele com o Spotify.

fed lMOLmXncs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot